Tenho visitado muitas empresas nos últimos anos em busca de novos processos, modelos, dinâmicas e insights. Nessa jornada, muitas pessoas me procuram para conversar sobre a técnica de Feedback, como fazemos e conduzimos.
Mas antes entrar no assunto, precisamos entender o que é Feedback!
Feedback quer dizer realimentar, dar resposta. No mundo corporativo refere-se ao retorno que damos para uma pessoa sobre algum trabalho que foi realizado.
O Feedback também faz parte do processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um canal. A mensagem será interpretada pelo receptor e retornará para o emissor um Feedback, ou seja, uma resposta.
O objetivo principal do feedback é encorajar a pessoa a ter uma visão mais clara e segura de sua performance. O Feedback faz a pessoa descobrir e manter seus pontos fortes e alavancar seus pontos a desenvolver. Ele também corrige as atitudes ruins e estimula comportamentos positivos, além de acelerar o desenvolvimento do receptor. Todas essas percepções fazem com que o receptor busque melhorias constantes em seu dia-a-dia.
Um Feedback feito de forma positiva e construtiva:
– Apresenta dados e fatos reais;
– Conversa sem exaltação;
– Foca nas responsabilidades do cargo;
– Encoraja com palavras de motivação;
– Aumenta a confiança;
A pessoa que recebe um Feedback construtivo volta motivado para seu trabalho, pois sabe que precisa melhorar alguns pontos que foram observados e que, para evoluir, poderá contar com ajuda do seu time. Nesse momento estabelecemos um vínculo de confiança e credibilidade entre o receptor e seu emissor (seja o emissor um líder ou um time).
Feedback JAMAIS deve:
– Enfatizar a culpa;
– Não ter dados e fatos, utilizando-se de fofoca;
– Ressaltar só os pontos a serem desenvolvidos;
– Desmotivar a pessoa;
– Reclamar o tempo todo do problema;
– Deixar a pessoa se sentindo incapacitada;
Esse tipo de conduta num feedback só faz com que o receptor fique constrangido e não se sinta parte daquele time, daquela empresa. Na verdade todas essas atitudes inibem e fazem com que o receptor não se sinta capaz de executar suas tarefas. Muitos criam até traumas e passam aceitar “rótulos” que foram dados.
Mas como dar um Feedback negativo de forma construtiva?
Esse cenário requer cuidado e zelo, pois falar sobre ações mal conduzidas de um amigo de trabalho não é algo tão fácil.
Para essa situação temos 2 técnicas de Feedback que podem ser aplicadas. São elas:
– Feedback Sanduíche ( pessoa com bom desempenho e com pontos a serem melhorados)
– Feedback Corretivo ( pessoa que apresenta baixa performance)
Como faço um Feedback Sanduíche?
Destaque os pontos positivos, mostre as atitudes a serem melhoradas, conclua com palavras de encorajamento e encerre com elogio.
E um Feedback Corretivo?
Descreva o problema baseado em fatos e dados (datas, momentos, pessoas, frases, palavras), não use palavras como SEMPRE e NUNCA, alinhe os pontos e tenha certeza que a pessoa entendeu seu ponto de vista, faça com que a pessoa veja o real impacto desse problema no time e na empresa, dê espaço e ajuda a pessoa para encontrar a solução.
O mais importante é preparar-se para o Feedback. Leia os pontos positivos, releia os pontos a desenvolver, anote possíveis soluções e faça um mini roteiro para você seguir. Não comente as informações que você possui sobre a pessoa com outros. Mantenha a ética profissional e faça jus ao cargo que ocupa.
E não esqueça, ELOGIE a pessoa em público e CORRIJA em particular!! Ninguém gosta de ter seus erros expostos para todos!!
“Sem aprendizagem não podemos viver. Sem feedback não podemos aprender” (Rubin & Campbell)
Agora é só praticar! Bom Feedback!
Ótimo post Annelise!
Gostei da sua definição para o “Feedback Saunduíche” rs. Eu sempre segui essa “fórmula”, mas fazia de forma instintiva porque sempre achei melhor exaltar os pontos fortes primeiro, dizer os pontos a serem melhorados e concluir com um elogio, com um resumo bacana sobre a pessoa. Legal!!!
Gostei muito do que você falou também sobre se preparar para o feedback. Acho isso importantíssimo, mas e quando uma pessoa te pergunta do nada: “Você tem algum feedback pra me dar?” rs. Isso já aconteceu muito comigo e quando isso aconteceu e não fui capaz de dar o feedback que a pessoa merecia porque você realmente precisa se preparar antes, organizar as idéias, os fatos. Vou tomar mais cuidado com isso.
Quanto ao elogiar em público e corrigir em particular, eu concordo sobre o corrigir, mas acredito que o elogio em público pode ser negativo pois você pode acabar sendo injusto com os demais. Agora se o elogio for coletivo, não vejo problema. O que você acha sobre isso?
Muito obrigado!
Como sempre o texto é ótimo e explicativo. Infelizmente a realidade do feedback em um universo amplo de empresas ainda está bem distante do correto, como sabiamente você descreve no texto. Eu particularmente procuro dar retornos construtivos e sempre procuro motivar quem está na tarefa comigo, isso faz com que resultados bons apareçam. É isso e desejo que em breve as empresas que ainda não se preocupam com um bom feedback mudem.
Parabéns pelo post!!
Obrigada Júlio! Realmente as empresas não se preocupam em trabalhar seus líderes no feedback. A ferramenta que é usada para evoluir, acaba gerando ruídos e confusões por não ser usada de forma adequada. Vamos fazer a nossa parte e acreditar que podemos melhorar pelo menos um pouco nosso ambiente de trabalho. Abs
Oi Thiago!
Que bom que gostou e que ajudou!
Quando alguém te pedir feedback, não fale de imediato. Fale com a pessoa que você vai levantar os últimos fatos para poder fazer. Tenho certeza que a pessoa vai esperar e entender! Assim você garante a eficácia!
Quanto a elogiar em público e corrigir em particular, quis dizer elogiar em coletivo. Individual também pode, desde que não seja sempre a mesma pessoa, pois ai será negativo.
Não podemos elogiar demais e nem corrigir o tempo todo. Tudo tem que ser dosado de acordo com a situação.
Obrigada por ter escrito e participado =)
Sempre a disposição!
Abs
Anne
Adorei o post, Annelise.
Parabéns!
Que bom que gostou Rafael Meirelles!!!
Seja bem vindo =)
Eu dou muito valor ao feedback.
É necessário para a comunicação empresa x consumidor.
Um bom feedback faz toda a diferença.
Muito bom seu artigo . Um forte abraço.
Obrigada Daniele!
A intenção do blog é esclarecer e ajudar as pessoas como proceder no dia a dia. Semana que vem tem mais assuntos 🙂 abs.