Há algum tempo atrás ouvi essa palavra, Resiliência, num evento que fui. Fiquei curiosa a respeito mas não fui buscar. Por algum motivo, eu esqueci…
Até que a amiga Ester Lima, me apresentou um livro sobre o assunto para ler. O nome do livro é “Resiliência – Competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional!” escrito Paulo Sabbag. Agradeço a amiga Ester pela indicação e recomendo a leitura aos amigos.
Logo que comecei a ler o livro já me identifiquei de cara com o assunto. Posso dizer que, é como se eu visse toda a minha vida passando em filme. Jamais poderia imaginar que minha busca por atingir metas pessoais e profissionais, pudesse se chamar Resiliência.
Resiliência é a capacidade que temos de lidar com os problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas, durante um tempo, sem perder o foco em alcançar o seu objetivo.
A palavra Resiliência vem do latim resilio, resilire. Resilio, de acordo com dois dicionários latim-português (Faria, 1967; Saraiva, 2000), seria derivada de re (partícula que indica retrocesso) e salio (saltar, pular), significando saltar para trás, voltar saltando. Ou seja, Resiliência é movimento que se faz de sair da zona de conforto, trabalhar, desenvolver, para alcançar uma meta e depois retornar ao estado natural. Como se fosse um elástico, que esticamos para amarrar alguma coisa e depois que usamos, ele volta ao seu estado normal, para ser usado novamente.
Logo, podemos dizer que uma pessoa resiliente:
– Possui disposição para enfrentar dificuldades;
– Sabe atuar sobre pressão;
– Está sempre preparada para lidar com obstáculos e problemas;
– É otimista! Pensa e age com positividade;
– É realista. Não se ilude!
– Demonstra criatividade e encontra soluções com poucos recursos;
– Recupera-se com rapidez, depois de passar por algum sofrimento.
De fato, pessoas resilientes tornam-se mais fortes após viverem momentos difíceis. Esse fenômeno acontece porque elas passam a se conhecer melhor, desenvolvem confiança em si mesmas e aprendem novas formas de encarar os acontecimentos. Em vez de sentir nervoso e medo, elas sentem coragem e vontade de vencer, são movidas pelo desafio.
Mas como posso desenvolver Resiliência?
A Resiliência pode ser desenvolvida em qualquer pessoa, pois é uma competência. Como vocês sabem, competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos.
Logo, para desenvolvermos a Resiliência é necessário aplicarmos no nosso dia-a-dia um conjunto de fatores e ações. São eles:
– Auto eficiência e Auto confiança
Ação: Acredite no seu potencial, nos seus conhecimentos e habilidades. Se ainda não sente essa segurança, busque seu conhecimento para alcança-la.
– Otimismo
Ação: Enxergue os acontecimentos da vida de uma maneira positiva. Tire proveito das situações ruins, colha feedbacks.
– Temperança
Ação: Modere suas atitudes, mesmo que nesse momento você esteja sofrendo. Tenha calma! Com pressa e destemperança não chegamos a lugar nenhum!
– Empatia
Ação: Sempre se coloque no lugar da outra pessoa para entender os motivos dela. Se for possível, ajude-a.
– Competência Social
Ação: Saiba lidar com as pessoas, converse, interaja e crie um laços de confiança.
– Proatividade
Ação: Tenha a iniciativa de agir, seja qual for a situação. Ficar parado não traz a solução.
– Flexibilidade Mental
Ação: Seja capaz de adaptar e flexibilizar seus pensamentos, sem limitações.
– Solução de Problemas
Ação: Seja capaz de diagnosticar problemas, planejar soluções e agir. Resolva o quanto antes suas pendências.
– Tenacidade
Ação: Persista em alcançar seus objetivos, mesmo diante de tensões. Jamais desista!
Em geral, podemos dizer que a Resiliência depende de algumas condições psicológicas internas e externas.
No nível interno, pessoas otimistas são favorecidas por assumirem responsabilidade sobre suas ações. Com isso aumentam sua autonomia, criam vínculos positivos porque geram credibilidade e tornam-se flexíveis na forma de sentir e pensar.
No nível externo temos as relações que promovem acolhimento, cumplicidade e suporte afetivo. Pessoas que estão sempre por perto, que acreditam na nossa capacidade, acreditam na nossa superação e estão sempre nos incentivando a buscar nossos objetivos.
Portanto, concluímos que a Resiliência está presente na vida das pessoas que buscam mudanças, melhorias constantes, seja em sua vida pessoal ou profissional. Essas pessoas tendem a ser seguidas por outras, que também procuram desenvolver conhecimentos e atitudes para realizar seus sonhos.
Pratique a mudança, seja resiliente =)
Até breve amigos!
Eu li sobre ela há poucos anos na você s/a. Lá, dizia pro pessoal não se enganar achando que a resiliência se desenvolve da noite pro dia. E uma característica que deve levar anos pra ser desenvolvida pelo camarada.
Seria legal também se os RH encontrassem alguma forma de identificar algo de resiliência no candidato né? Capacidades pessoais > capacidades técnicas (pelo menos em TI) na minha opinião.
Oi Andre! Realmente a Resiliência não desenvolvemos de uma hora para outra. Mas se o individuo tiver acompanhamento mensal podemos faze-lo evoluir. Temos que contar que muitas pessoas já são resilientes e nem sabe.
Para mim todo individuo bem assistido e orientado tende a evoluir e se transformar numa excelente pessoa.
O que falta nas empresas é uma pessoa dedicada a esse trabalho.
Mesmo assim eu acredito que possamos fazer essa diferença… Trabalho de formiguinha…rs.
Abs meu amigo =)
Olá Annelise, parabéns pelo texto, gostei muito! Um amigo me indicou e quando vi a autoria fiquei ainda mais curioso para ler 🙂
Grande abraço e mais uma vez parabéns!
Oi Hesley! Quanto tempo…. Que bom que gostou! Toda semana escrevo algum post da rotina de trabalhar com pessoas.
Fique a vontade para ler e comentar =)
Abs e muito obrigada!
As I site possessor I believe the content matter here is rattling excellent , appreciate it for your hard work. You should keep it up forever! Best of luck.
I appreciate the comment and especially for following my posts. I’ll just keep writing … keep up!
Muito interessante o que escreveu. Elucidou de maneira simples e explicativa. Vou querer ler mais.
Fico feliz que o conteúdo tenha sido de valor pra você, Leandra. Aqui no blog temos vários assuntos. Todas com a intenção de ajudar profissionais, que como eu, buscam melhorias em seu dia-a-dia. Aproveite e descobra mais conhecimentos 🙂 Seja bem vinda!
Annelise, parabéns e obrigado pelo texto, gostei muito! Estou desenvolvendo um trabalho sobre “Resiliencia no Ambiente de Trabalho” e seu texto me ajudou muito. Abs.
Olá Silvio!
Poxa… que feedback legal! Estou feliz por ter ajudado você de alguma forma.
Se precisar de ajuda, pode contar comigo 🙂
Estamos ai pra isso!
Abs e sucesso no seu trabalho!