“Brainstorming”… Conheci essa palavra no ano de 2001, na matéria de Empreendedorismo da faculdade, através da talentosa professora Bené Guimarães. A técnica me chamou a atenção, não só pelo nome, mas pela aplicação e pelo resultado. Nessa aula de empreendedorismo pude perceber como a facilitação e a didática, que já utilizava lecionando em escola com crianças, poderia ajudar profissionais e executivos a melhorar/inovar seus produtos e processos. Então resolvi me aprofundar no assunto e nesse post, vou dividir com vocês…
“Brainstorming” quer dizer “tempestade de idéias” e é uma dinâmica que aplicamos em times com intuito de explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo. A técnica pode ser aplicada por um facilitador, que vai propor que o grupo se reúna e que cada individuo exponha qualquer pensamento ou ideia que vier à mente (sem julgar ou selecionar), a respeito do cenário proposto. Dessa maneira, espera-se reunir o maior número possível de visões, possibilidades e soluções.
A técnica de Brainstorming pode ser dividida em 3 momentos. São eles:
1º) Preparação ( esclarecer o cenário, o problema e os objetivos a serem alcançados );
2º) Dinâmica ( levantar o maior número de ideias possíveis, sem julgar );
3º) Seleção ( detalhar a solução mais adequada para implementação).
Agora que você já sabe o que é e quais os momentos fazem parte de um Brainstorming, vou descrever o passo-a-passo da técnica, como deve ser aplicada.
Antes de tudo, reserve uma sala ou um local que seja arejado, claro, confortavel para fazer a dinâmica. Um local onde as pessoas fiquem confortáveis! Isso faz muita diferença!
Veja também a quantidade de participantes. Normalmente são de 5 a 12 pessoas. Se tiver mais do que isso, divida em grupos menores para ter mais organização e visibilidade do trabalho.
Para iniciar a dinâmica explique para as pessoas o que é o Brainstorming, como será feito e porque a técnica será aplicada ao grupo. Introduza o cenário que você possui baseado em fatos e dados ( pode ser sobre o produto, o processo, projeto ou gestão). Após ter colocado todos no mesmo momento, distribua post its e peça para cada um escrever as ideias que vem em mente, sem seleção ou julgamento. O grupo terá um determinado tempo para escrever as possibilidades nos post its. (Eu particularmente gosto de dar no máximo 5 minutos, pois as boas ideias vem logo no inicio). Ao término do tempo, recolha os post its e agrupe por assunto no quadro ou no flip chart. Cada individuo terá 3 checkpoints (3 bolinhas adesivas ou pontos de caneta) para votar, nas melhores ideias que achar. Após terem votado, selecionamos os post its mais votados, discutimos sobre cada solução e colocamos as ideias em ordem de planejamento e execução. Eu costumo colocar numa timelime para melhorar a visualização. Lembro que é importante colocar os impactos, as pessoas envolvidas, as ações e o tempo de solução para cada ideia selecionada. Assim todo o grupo sai da reunião comprometido com a solução.
Mas onde posso aplicar a técnica de Brainstorming ? Você pode aplicar para…
- Desenvolver novos produtos – obter ideias e melhorar produtos existentes;
- Resolver problemas – análise, consequências, impactos, alternativas e soluções;
- Gerir processos – encontrar novas formas de gerir processos;
- Gerir projetos – identificar riscos, entregas, profissionais, tarefas, áreas impactadas, clientes e mercado;
- Formar equipes – perfis de profissionais para montar um time para desenvolver um produto, escolha do profissional por projeto;
Eu, particularmente, tenho aplicado Brainstorming há muitos anos, em vários cenários com os times ( como todos os descrevi acima) e sempre obtive sucesso.
Aprendi que a técnica valoriza os nossos profissionais, pois é o momento que solicitamos opiniões e experiências deles. Quando fazemos Brainstorming com nosso time, damos a oportunidade de cada um expor o que pensa e o que deseja. Todos compartilham suas visões e isso faz com que o grupo fique mais integrado, seguro e confiante.
Se você ainda não fez, faça! Você verá os bons resultados que vai gerar 🙂
Até o próximo post pessoal!
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