Agente de Mudanças… o profissional que transforma!

3226_ex_alunos_1Ultimamente temos ouvido falar muito em mudanças organizacionais nas empresas, para adaptação de mercado. Como o nosso país foi atingido por uma grande crise econômica, todos os empresários precisam adequar as suas empresas a produzir produtos, com mais qualidade e menos custos. Por esse motivo, o Agente de Mudanças tem sido muito valorizado no meio corporativo. Mas o que é um Agente de Mudanças e como ele atua numa empresa?

O Agente de Mudanças é um profissional com experiência em facilitar o processo de
mudança organizacional. Os agentes podem ser externos: contratar consultores com expertise num determinado assunto para administrar as mudanças juntos com os funcionários. Ou os agentes podem ser internos: profissionais da própria empresa, que nesse caso assumem o papel de coordenar os processos que irão provocar as mudanças necessárias. A vantagem de se ter um agente interno é que ele já conhece a cultura da empresa e os funcionários. Vale também ressaltar, que os agentes internos devem ser capacitados, preparados e engajados na condução de todo o processo.

size_960_16_9_mudanca_frameE quando é necessário mudar?… Quando os executivos da empresa (diretores, gerentes, líderes) começam a sentir algum tipo de pressão, que pode ter como exemplo, muitas reclamações dos clientes sobre produtos e serviços, saída de grande número de funcionários da empresa, declínio das vendas, baixa produtividade dos funcionários, entre outros. Nesse momento, o Agente de Mudanças é chamado para buscar e definir a fonte do problema, planejar as ações e iniciar um processo de melhoria, junto com os membros da organização.

agregando-valor-em-it-atravs-das-pessoas-change-management-29-638

 

Para realizar tal função, o Agente de Mudanças tem por competência um grande espírito empreendedor naquilo que faz e muita determinação para superar os obstáculos e resistências que geralmente aparecem até que os objetivos sejam alcançados. Logo, podemos dizer que características como flexibilidade, resiliência e habilidades para administrar conflitos são pontos fortes de um agente. Geralmente, eles são pessoas que têm pouco apego à segurança no emprego atual, gostam de mudanças, melhorias, novidades, enfrentam situações. São profissionais altamente qualificados, empregáveis, que possuem uma boa rede de contatos e muita experiência.

Portanto, ser um Agente de Mudanças dentro da empresa não é um papel fácil. Você encontrará muitos obstáculos e problemas. Mas terá sua competência e esforços reconhecidos, trazendo evolução para sua vida profissional e pessoal. Digo isso porque fui, sou um Agente de Mudanças e tenho muito orgulho do meu trabalho 🙂

E ai? O que falta em você para se tornar um?

Até breve!

 

Deixe um comentário