Ciclos acabando… Outros começando e você está aí pensando no que poderia fazer para driblar a crise econômica que todos falam. Acertei? Não há nada de errado em pensar no seu progresso. Todos nós temos conhecimento e habilidades para gerarmos novos produtos e serviços para sociedade. O problema não está em querer evoluir. O problema é quais são os meios que você usará para evoluir!
Algumas pessoas buscam o auto desenvolvimento, estudam, colocam em pratica, corrigem seus erros e repetem seus experimentos até encontrar a excelência. Quando a pessoa tem uma ideia e coloca em pratica, aprimora todos os conhecimentos e habilidades que possui. Torna-se seguro, confiante, empreendedor e na maioria das vezes vira um modelo a ser seguido. Modelos são bem vindos, pois nos inspiram e motivam a realizar nosso sonho.
Mas hoje o que acontece é uma inversão. As pessoas desejam ter os mesmos resultados, sem terem percorrido todo o processo de aprendizagem. É mais fácil copiar e mudar uma coisinha aqui ou outra ali, do que pensar em algo novo. Logo, temos vários produtos / serviços iguais.
Empresas que oferecem os mesmos produtos / serviços vão concorrer em preços, clientes, funcionários e vão demorar para crescer, porque a base do trabalho foi a cópia e não a criação. Então teremos o famoso grupo dos “CTRL C + CTRL V”.
Mas o que devemos fazer para buscar a excelência, originalidade, preço, reter bons profissionais e um bom número de clientes? Seguem alguns passos.
* Toda empresa precisa ter uma área ou uma pessoa focada em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Pesquisar sobre a evolução do produto / serviço no mercado e desenvolver um processo que evolua são fundamentais para manter a saúde e o futuro de seus negócios. Pesquisa e Desenvolvimento serão um dos indicadores que te levarão alcançar suas metas.
* Recicle seus funcionários. Capacite as pessoas que desenvolvem seus produtos / serviços. Dê espaço para elas aprenderem e sugerirem inovações. Geralmente as pessoas que participam do processo de desenvolvimento, sabem o que pode ser melhorado e o que pode ser lançado. Valorize as pessoas que ajudam a realizar seu sonho todos os dias.
* Por fim, ouça os seus clientes. Dê oportunidade deles falarem como foi a experiência com o atendimento e com o produto / serviço. Leve essas sugestões para a empresa e pontue os itens mais críticos com urgência! Os demais podem ser atendidos a médio e longo prazo. Dê retorno para o seu cliente sobre a sugestão dada e quando será implementada. O cliente ficará satisfeito de poder contribuir com a sua evolução.
O processo de criação não é rápido. Requer planejamento e foco para ser executado. Mas os resultados são surpreendentes! Portanto, vale a pena investir seu tempo em algo que dará bons frutos!
Então, aproveite esse momento e coloque suas ideias no papel. Avalie quais delas são viáveis (custo, conhecimento e esforço) e comece a esboçar. Pode ser desenhos dos produtos ou fluxos de serviços. O importante é você começar!
Não há valor em guardar as ideias na cabeça! O melhor mesmo é coloca-las em pratica!
Confie no seu talento e potencial! Jamais copie algo de alguém 🙂
Até breve!
Muito bom, Annelise! Excelente texto, conciso e esclarecedor ao mesmo tempo. Adorei ler este post, perfeito como porta de entrada para o ano de 2015!
Um grande abraço!
Oi Catherine!
Que bom que gostou!
É uma alerta para não acabarmos com nosso dinamismo e cairmos na banalidade.
Abs
Legal, Annelise! Também discuti essa questão questâo de Ctrl C + Ctrl V, ética, propriedade intelectual, etc, no contexto de marketing digital *. Acho q estamos vivendo uma crise em busca de caminhos “mais fáceis”, sacrificando princípios e valores q deveriam ser invioláveis. Concordo com vc, vamos ser criativos e dizer NÂO ao plágio :o)
* http://marketing4nerds.com/marketing-digital-com-etica-e-possivel/
Oi Serge!
As pessoas querem caminhos e formas mais fáceis de ganhar dinheiro. Conseguem ate ganhar por um momento mas não se sustentam sem inovação.
Acredito muito que todos tem capacidade de expandir seus conhecimentos e melhorar seus produtos. Basta afastar a preguiça de pensar 🙂
Abs