Hoje venho falar de uma prática pouco utilizada ainda nos eventos ágeis no Brasil, mas muito conhecida nas conferências sobre Agilidade fora do nosso país: Agile Coaching Clinic.
Eu conheci o Agile Coaching Clinic em Agosto de 2012, quando tive o prazer de participar do Agile Conference 2012 no Texas. O evento foi recheado de palestras, workshops, debates e vários Agile Coaches para nos atender. São vários dias de evento e se você pensa que é cansativo, está muito enganado. Essas conferências enchem a nossa mente de boas ideias, práticas… a sensação é de querer aplicar na rotina tudo que absorveu.
Ter participado de Agile Coaching Clinic foi uma experiência fantástica, além de muito enriquecedora, pois foi justamente em 2012 que tirei a minha certificação de Coach Personal e Professional. Logo, eu não só estava sendo aconselhada, como também estava aprendendo as técnicas para aplicar. Foi então que anotei alguns tópicos que vou compartilhar com vocês.
O que é e como nasce o Agile Coaching Clinic?
Agile Coaching Clinic é um serviço oferecido de forma gratuíta para os participantes, com intuito de ajudar as pessoas a terem mais conhecimento, experiência e troca sobre um determinado assunto. Trata-se de um grupo de Coaches (Coaches Profissionais) que atendem uma pessoa de cada vez, com curtas sessões de Coaching (leia mais sobre Coaching aqui!), trabalhando de forma voluntária. É uma grande oportunidade para todas as pessoas que estão no evento conhecerem e aprenderem uns com os outros, os Coaches com os seus Coachees, assim como os Coachees com seus Coaches.
O processo para se inscrever numa sessão de Coaching é simples!
1) O participante interessado escreve num post-it o seu nome e o tópico que deseja conversar. O tópico ajuda o Coach a combinar os temas para planejar as sessões.
2) Após ter feito isso, o participante vai até o quadro de Agile Coaching Clinic e escolhe o dia e horário que deseja fazer a sessão.
3) É importante, depois de uns minutos, retornar ao quadro para confirmar o local, dia, hora que solicitou e ver o nome do Coach que te atenderá.
4) Confirmada a sessão, esteja no local, hora e dia marcados para encontrar o seu Coach. As sessões duram 15 minutos (timebox) e são feitas em lugar separado de palestras e workshops, que possuam mesa e duas cadeiras, com flipchart, blocos, cards, papeis e canetas disponíveis para anotações. Caso o participante necessite de mais tempo, coloque no post-it quando for se inscrever no quadro.
5) Ao terminar a sessão de Coaching, o participante ganha do seu Coach um chapéu (estilo boné) como brinde por ter participado e deixa o feedback (leia mais sobre feedback aqui!), positivo ou a melhorar, para o Coach que o atendeu, no quadro.
O mais legal do Agile Coaching Clinic é que você compartilha seus problemas e sai com vários insights para chegar a solução. Essa prática tem se expandido entre os grandes eventos sobre Digital e Agile, por justamente auxiliar as pessoas em assuntos específicos. É o momento que o participante tem para “desabafar” e ser aconselhado por alguém que conhece o assunto, vivenciou o mesmo problema e está ali para ajudar. Quanto a nós, Coaches Profissionais, basta agradecermos todos os atendimentos que fazemos. É gratificante poder ouvir as histórias, poder questionar sobre pensamentos, sentimentos e ações. Quantas vezes atendemos um Coachee e nos vemos na mesma situação que ele? Ou nos lembramos de situações que já passamos trabalhando nessa área?
O Coaching é um processo espelhado e humanizado! Todos ganham quando estão dispostos a compartilhar, colaborar e evoluir!
Por isso, eu te digo, NÃO ENTRE EM PÂNICO!…
Existem várias formas de solucionarmos nossos problemas! As comunidades existem e estão ai para te socorrer 🙂
Até breve pessoal!
Oi Anne! Que ótimo achar sobre esse assunto no teu blog! Amanhã vai rolar uma tentativa de coach clinic (no meu caso, agile clinic) lá onde eu trabalho. Eu usei praticamente o mesmo formato. Achei que seria interessante visto que sou o unico agile coach para ~250 pessoas (sim…). Assim consigo dar um pouquinho de atenção para os que tem dúvidas e ainda não tive tempo de chegar no time dessa pessoa.
Minha pergunta é, já viu alguma empresa aplicar a dinâmica dessa forma (internamente e com 1 coach)?
Tens alguma dica para esse cenário?
Por ex, como o quadro fica visível a todos, eu deixei o assunto da conversa totalmente opcional pra caso alguém se sinta exposto (as vezes vem assuntos delicados – “Meu PO acha que tudo é importante e estima as coisas pra gente”).
Abraço e parabéns pelo blog, tá cada vez melhor!!
Oi meu amigo! Que ideia massa que vc teve. Excelente! Eu já fiz esse trabalho sim. Mas não cheguei a usar quadro com os times para não expor os assuntos e deixa-los mais a vontade. Então, eu tirava 1 dia por mês para eles conversarem comigo. Iamos para o café da empresa e falavamos. Assim que um saia, outro entrava. Depois que comecei a fazer esse trabalho com os time, membros de outros times começaram a me procurar para conversar sobre boas praticas de agilidade. Sempre levava a pessoa para um ambiente mais tranquilo, onde pudessemos conversar. Logo, você pode adotar varios formatos de acordo com o amadurecimento das pessoas.
Quanto ao quadro, você pode usar mais para deixar os agendamentos feitos e as pessoas se autoorganizarem. Mas o assunto pode não ser obrigatório colocar 😉
Fico feliz que o meu blog e os assuntos que escrevo estejam te ajudando. O intuito é esse mesmo!
Sempre que tiver duvida ou sugestão, estou a disposição para trocar. Você é muito bem vindo!
Boa sorte meu amigo!