Ao longo desses longos anos trabalhando e palestrando sobre Agile por todo Brasil ouço muitas dúvidas ainda sobre papéis, perfis e processo que envolvem a Metodologia Ágil. Isso é normal e acontece porque várias empresas ainda estão no processo de melhoria contínua e transformação. Além disso, muitas que iniciaram o processo e emperraram em algum ponto seja pela hierarquia, burocracia ou falta de pessoas qualificadas. Por isso, resolvi hoje vir falar dos papéis de Product Owner e principalmente de Product Manager, pois a grande maioria não sabe o que é um Product Manager como ele trabalha. Alguns até se dizem ser, mas na prática passam longe de como deveriam atuar no processo. Vamos começar pelo PO…
O Product Owner tem como função, no processo, levantar as necessidades de negócio/produto com os stakeholders (gestores de áreas envolvidas, impactadas) e clientes para desenvolver e entregar no prazo, com qualidade, de acordo com a estratégia da empresa. Ele captura as demandas, alinha as expectativas, analisa o melhor tempo, custo, esforço e repassa para o Time fazer. É o profissional que faz a ponte entre os interesses da direção com quem incrementa o produto. Por isso precisa ter um bom networking, boa comunicação, saber lidar com pressão, ter conhecimento e experiência sobre o produto e principalmente, TEM QUE SABER OUVIR, tanto quem tem a necessidade, como quem vai desenvolver ela. Logo, podemos perceber, que não é um treinamento de 2 dias para tirar uma certificação de product owner que vai fazer um profissional se tornar um! É necessário ter conhecimentos sobre o produto, habilidades pessoais como comunicação, jogo de cintura, estratégia e atitudes como liderança, tomada de decisão para assumir o papel com competência. Ou seja, já temos que ter um profissional em vista com essas competências para acompanhá-lo na nova jornada de Product Owner. Caso queira saber mais, sobre o trabalho do Product Owner clique aqui! E sobre os possíveis perfis, clique aqui!
Bom, se temos um profissional com o perfil de Product Owner, trabalhando com o foco no time, priorizando e cuidando do backlog, participando das entregas em produção, precisamos ter alguém com essas competências e mais algumas olhando para fora do time, correto?! Eis que surge o papel do Product Manager!
Pois bem! O Product Manager tem como papel, no processo, identificar, avaliar e validar ideias que possam trazer oportunidades de novos negócios ou melhorias para os produtos da empresa. É um profissional que possui um alto domínio sobre o(s) produto(s), gere o design e o desenvolvimento do produto focando em melhoria contínua e satisfação do cliente, possui habilidades interpessoais fortes (um líder nato), é muito colaborativo e tem olhar focado em métricas que direcionam o sucesso ou o fracasso do produto (ciclo de vida de um produto). É uma pessoa que constantemente atualiza a sua visão de mercado e dos produtos, acompanhando tendências e inovando roadmap de produtos. É … não é tão simples e muito menos tão facil encontrar um bom Product Manager pronto dando sopa por aí no mercado. Mas nós podemos desenvolvê-lo nas empresas, caso já trabalhem com Agile. Basta desenvolver no Product Owner, um mindset voltado para produto e para os negócios… Evidentemente, essa evolução não será do dia para noite! Mas vai por mim… Vale muito a pena investir!
Bora decifrar juntos como a mente de um Product Manager funciona:
A) Product Managers pensam no “por que”…
A primeira e principal prioridade de um PM é entender o porquê do produto. Por que esse produto existe mesmo? Por que ele foi criado? Caso ele não obtenha a resposta para essa pergunta, ele não deve avançar com investimento no produto. Qualquer grande líder de produto tem essa capacidade de fazer perguntas relevantes. PMs são extremamente curiosos e agem como um explorador, que sempre querem saber respostas.
B) Product Manager são obcecados por clientes…
Líderes de produtos gostam de se colocar no lugar do cliente, de se colocar no lugar de quem vai “consumir”… Quem vai usar? Qual o benefício terá? O que vai diferenciar do meu concorrente? PMs gostam de testar, de usar, experimentar, de perguntar as pessoas internamente na empresa se gostaram, o que mudariam, o que fariam diferente… PMs gostam e precisam de feedbacks sinceros para garantir que estão no caminho certo ou o que precisam melhorar para ser um sucesso. Para um PM a satistação do cliente é fundamental.
C) Product Managers analisam e decidem…
Os PMs são ótimos com dados. Eles compartilham as fontes de dados e as analisam para deduzir o que precisa ser construído, ou o que precisa ser deixado de lado ou colocado no backlog do produto. Se o produto for desenvolvido do zero, o PM precisará reunir todos os dados através de fontes relevantes ou por meio de pesquisa (landpages, buscas, concorrentes, mercado). Os dados são uma mão na roda para o Product Manager e é por isso que a equipe de análise de dados está sempre por perto do Líder do Produto, pois ambos precisam entender como seus usuários estão se comportando. A retenção e o envolvimento do usuário se tornam métricas cruciais para medir o impacto do produto.
D) Product Managers são excelentes ouvintes…
A habilidade de ouvir é natural e ativa no Product Manager. Além da escuta ativa, líderes de produtos são grandes observadores. Silencionamente percebem cenários, comportamentos, fisionomias e informações importantes. Sabem fazer uma pergunta relevante para validar seu raciocínio.
E) Product Managers são muito inteligentes…
Um Product Manager inteligente e perpicaz sabe exatamente como se comunicar, o que falar, como se comportar quando esta com públicos diferentes. Ele tem que alinhar interesses, metas, impactos e envolvimento entre áreas, que já não é algo fácil de se conseguir dentro de uma empresa. Ao longo do ciclo de vida do produto, o PM terá que manter esse relacionamento interagindo com pessoas, problemas e soluções. Portanto, não é só de inteligência (QI) que estamos falando. Mas de humildade, sabedoria e maturidade para saber lidar com diferentes cenários, sem fragmentar pessoas e áreas.
Resumindo, o Product Manager é um profissional que lidera produtos e não pessoas, mas que precisa e muito, das pessoas, clientes e colaboradores, para desenvolver um ótimo trabalho!
Depois de todos os parágrafos escritos acima podemos concluir, que Product Owner e Product Manager possuem muitas semelhanças entre si. A diferença entre PO e PM não são tão excludentes, na verdade elas se complementam e que o Product Owner bem acompanhado e desenvolvido, recebendo desafios e fazendo entregas satisfatórias, tanto para os clientes quanto para a empresa, tende a ser um excelente Product Manager. Seguindo essa linha de raciocínio, a tendência é que no futuro tenhamos mais Product Managers atuando nas empresas do que Product Owners. Ou seja, profissionais mais qualificados para trabalharem nesse papel. Assim eu espero 🙂
Até breve pessoal !