Cultura DevOps… Transcede a Tecnologia!

O assunto hoje é sobre Cultura DevOps e falar sobre isso nos dias de hoje é um privilégio pra mim, pois me remete a ambientes onde as pessoas estão trabalhando juntas, com o objetivo de melhorar toda a cadeia de valor, diminuir os “gaps” e impedimentos, para entregar valor para o usuário. Mas vamos relembrar o passado…

Em 1994, eu desenvolvia software em Basic e mais tarde em clipper. Nessa época cada desenvolvedor ficava responsável em construir e dar manutenção no seu projeto com o seu cliente/usuário. Ou seja, nós tinhamos que levantar as necessidades, prototipar as telas, codar, testar e homologar o sistema. Todo esse processo era muito demorado, pq não tinhamos com quem trocar ideias e muito menos dividir as tarefas. Sem contar que não tinhamos ferramentas para nos ajudar a inspecionar o código e na maioria das vezes, entregavamos os sistemas com bugs. Mas entre a decada de 1990 e 2000, veio a ideia de aplicar o modelo de manufatura (silos) para desenvolver software. Foi então que os profissionais foram divididos por áreas de conhecimento (nichos) como: Gerência de Análise de Negócios, Gerência de Desenvolvimento de Software, Gerência de Testes, entre outros. Essa nova estrutura funcionou durante um tempo, mas com a evolução do trabalho tornou-se um problema, pois cada nicho defendia a sua visão e o seu trabalho, apartando soluções e ideias. Todo esse processo de busca e experimentação, nos trouxe reflexões, insights e uma vontade absurda de construir algo que pudesse trazer benefícios tanto para os profissionais, quanto para os usuários.

Objetivo da Cultura DevOps!

Seguindo essa linha de pensamento, em 2001 sugiu o Manifesto Ágil (clique aqui para saber mais!), com o foco em indivíduos e interações, software em funcionamento, colaboração com o cliente e resposta a mudanças. O Desenvolvimento Agile nasceu com o objetivo de inspecionar e adaptar o processo, trazendo mais transparência para todo o ciclo de desenvolvimento ( saiba mais aqui!). Pois bem, depois de muito usar e experimentar o Agile (errar, aprender, coletar e melhorar), entre 2007 e 2008 surge a Cultura DevOps! Mas o que seria DevOps? DevOps é um método para Desenvolvimento de Software que enfatiza a comunicação, colaboração, integração, automação e uso de métricas”, segundo Patrick Debois. Na figura acima, podemos ver desenhado os 4 objetivos da Cultura DevOps. Mas além dos objetivos levantados, era necessário enfatizar comportamentos para garantir que a Cultura DevOps permanecesse viva! Então surgiram os 5 pilares da Cultura DevOps. Seguem abaixo:

CULTURA – Focar nas pessoas; melhorar comportamentos; abraçar mudanças e experimentações; errar sem julgamentos (manter a segurança) e integrar Dev + Ops + TI + Produtos.

AUTOMAÇÃO – Fazer pequenas e constantes entregas; integrar alteração de código num repositório central (CI); pipeline (IC, Automatização de Testes e Deploy) e orquestrar.

FLUXO – Entregar valor para o usuário final (visão cliente); identificar o fluxo de valor e fazer fluir,sem interromper; enxutar processo e documentação; eliminar desperdício ( faturamento> gastos); perseguir a melhoria contínua e fazer o simples.

MEDIÇÃO – Medir e monitorar todo o ciclo (fluxos); identificar erros, defeitos e falhas; corrigir os problemas o quanto antes e melhorar o processo através de ações.

COMPARTILHAMENTO – Compartilhar conhecimentos e experiências; expor fracassos e sucessos; promover comunicação e colaboração entre os profissionais; integrar as áreas; feedbacks.

Os 5 pilares devem ser seguidos e usados diariamente até que a Cultura DevOps seja vista como um identidade nas empresas e ela não é responsabilidade de apenas um profissional, mas de todos que estão envolvidos em todos os processos, desde do levantamento da necessidade do usuário até a coleta de feedbacks para melhorar processos, produtos e serviços!

E por que eu devo implementar DevOps na minha empresa?

  • Redução de custos operacionais em TI
  • Qualidade nas entregas
  • Integração entre as áreas e os profissionais
  • Entrega de valor para o usuário final
  • Melhoria constante em toda cadeia de valor

Agora que você já sabe o que é Cultura DevOps e como ela trabalha, comece a implementar na sua empresa. Mas por favor, não crie a tal “ilha da inveja”, onde alguns poucos e privilegiados profissionais são escolhidos para desenvolver produtos, com mais “rapidez” e “qualidade” sem interagir com os outros profissionais, com as áreas de negócios e sistemas impactados. Sem se quer ouvir os feedbacks dos usuários! Isso não é Cultura DevOps!!! Nunca será na minha opinião, como profissional que atua há muitos anos no mercado de TI. Se pensarmos em Transformação Digital e Ágil temos que envolver todas áreas, pessoas e sistemas para melhorarmos o processo, garantindo a entrega de valor para nossos clientes.

Bom, se você quiser saber mais sobre Cultura DevOps acesse:

Link dos slides da palestra, clique aqui!

Link para assistir a palestra na íntegra, clique aqui!

Até a próxima pessoal 🙂

Deixe uma resposta