Nunca ouvimos falar tanto de comportamentos humanos como agora, pós período de pandemia. Podemos pensar em vários pontos…
Seria um despertar? Uma procura por desenvolvimento pessoal para melhorar a carreira profissional? Eu acredito que sim. O autoconhecimento é uma conquista preciosa na nossa vida.
Ao longo da minha carreira em TI tenho focado meu trabalho no desenvolvimento de competências dos profissionais que compõem times, com intuito de aumentar a produtividade, melhorar a relação e a integração das pessoas, performance, produtividade, comunicação, comprometimento com entregas de qualidade, e principalmente… descobrir os dons e talentos que cada um possui.
Mas como eu identifico o que é DOM e o que é TALENTO?
Dom significa dádiva, presente. É algo que nasce conosco, uma aptidão, uma qualidade nata, que nos distingue em uma determinada função… é o que se faz com facilidade e paixão. Por exemplo: uma criança que toca piano como um profissional. Ou um adolescente que pinta quadros brilhantemente… Legal né?!
Infelizmente, a grande maioria de nós não nascem com dons. O que não quer dizer, que não possamos ser excelentes nas tarefas que fazemos com gosto. Para atingirmos a eficiência precisamos identificar e desenvolver nossos talentos.
Talento é a facilidade com que você aprende ou executa determinado tipo de atividade, quando tem predisposição para realizar bem alguma tarefa. Ele pode ser desenvolvido através de prática, esforço e constância. Um exemplo que podemos dar são pessoas que possuem aptidão para tocar instrumentos, aprender idiomas, praticas esportes, etc.
Para nos tornarmos talentosos devemos seguir algumas dicas:
- Identificar o que não queremos fazer ( listar tarefas que não quer fazer);
- Identificar o que amamos fazer ( listar tarefas que gosta de fazer;
- Ter disciplina ( planejar atividades para manter uma constância, criar hábito);
- Treinar muito ( fazer e refazer – gerar aprendizado por repetição);
- Ter perseverança ( persistir para atingir objetivo).
Todo trabalho de desenvolvimento requer um acompanhamento, para verificar se estamos indo no caminho certo, se obtivemos ganhos, se precisamos adaptar algo… Por isso é importante ter alguém, uma pessoa de confiança, um líder, um coach, que possa te ajudar nessa jornada de descoberta, pois é preciso confiar na observação das falhas e dos acertos para aprimorar.
Lembre-se que todos nós temos talentos diferentes, que a diversidade de conhecimento e experiências geram criatividade e inovação. A soma dos talentos é que torna a jornada profissional e pessoal mais rica, pois há troca e muito aprendizado.
Então se limite as competências que já desenvolveu! Vá em busca dos seus talentos 🙂
Até a próxima pessoal!