Ultimamente, a ciência tem evoluído muito seus estudos em como o nosso cérebro funciona e como ele coordena nossos sentidos. Com auxílio de novas tecnologias temos reparado os problemas físicos que vem surgindo. Outros estudos também tem ajudado, pessoas que não tem problemas físicos, mas que possuem algum tipo de desatenção e acabam não utilizando de forma adequada seus sentidos. Por isso, hoje vamos falar da audição. Saber ouvir é muito importante no processo de comunicação ( leia mais sobre comunicação aqui! ).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza símbolos como suporte. Neste processo estão envolvidos uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou por meio de gestos com as mãos, ou por meio de desenhos, ou mensagens escritas, ou enviadas utilizando meios digitais, etc. A fala e a escrita permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. Logo, nesse processo precisamos de um transmissor ( que transmite a mensagem ) e de um receptor ( que recebe a mensagem ). Ou seja, podemos dizer que enquanto uma pessoa fala, a outra ouve e vice-versa. Caso tenha interrupções ou interferências entre a transmissão e a recepção, chamamos de ruídos. Ruídos nas comunicação ocorrem muitas vezes por não prestarmos atenção no que a outra pessoa está querendo dizer. Nos precipitamos em tirar conclusões, antes mesmo da pessoa ter terminado a sua fala… Aí que entra a Escuta Ativa!
Escuta Ativa é uma maneira de estimular mudanças comportamentais nas pessoas. Quando as pessoas se sentem ouvidas tendem a mudar sua forma de pensar, sentir e agir em relação a si próprias e em relação outras pessoas. Sentem-se mais valorizadas, mais flexíveis e abertas as outras, além de ficarem menos defensivas e menos autóritárias. Um exemplo que podemos dar é o trabalho de um bom Coach. O Coach precisa ouvir cuidadosamente o que o seu Coachee pensa, sente e fala para poder ajudá-lo ( leia mais sobre coaching aqui! ).
Portanto, podemos dizer que a Escuta Ativa consiste em:
- Não julgar as informações que ouve;
- Ter percepção do tom da voz, as palavras usadas, as pausas, as construções verbais e a fluidez do discurso;
- Observar a liguagem corporal e não-verbal ( expressão facial, postura, olhar, gestos, movimentação das mãos, pernas, pés e a respiração);
- Compreender conteúdo e sentimentos, colocando-se no lugar da outra pessoa;
- Responder aos sentimentos expressos;
- Aceitar as expressões e os sentimentos ( tanto positivos, quanto negativos);
Também podemos praticar a Escuta Ativa nos colocando na mesma posição da outra pessoa, abaixando ou levantando para ouvir.
Resumindo, se você demonstrar que realmente tem interesse em ouvir a outra pessoa, ou mesmo, ver uma pessoa se esforçar para te ouvir, a comunicação com certeza será eficaz.
Agora que você já sabe o que é Escuta Ativa, vamos praticar?
Até o próximo post 😉