Gaslighting, Mansplaining, Manterrupting, Bropriating … Você conhece?

Toda vez que vou escrever um artigo reflito de como nós já conseguimos melhorar em alguns aspectos na vida, e em outros aspectos não. No caso do comportamento por exemplo, com o avanço da Tecnologia e da Ciência conseguimos desvendar alguns mistérios no nosso cérebro e até encontrar tratamentos para melhorar nossa conduta em sociedade. Mas quando falamos de cultura… Uhm! O assunto fica estagnado!

No nosso país o machismo ainda é forte e nós mulheres, ainda sofremos muito preconceito e discriminação em todos os ambientes que frequentamos, principalmente no trabalho, onde passamos a maior parte do nosso tempo, desenvolvendo e produzindo produtos e serviços. Eu, pelo menos, nesses 23 anos de carreira, já passei e ainda passo por muitas situações de desrespeito, preconceito e machismo, nos lugares que frequento. A minha luta e a de todas as mulheres que estão na mesma situação é diária e a pergunta que eu faço é como nós podemos combater juntas esse tipo de cultura? Sim! É cultural! A cultura é formada por comportamentos, valores e ações. É necessário fazer ações todos os dias, mudando a forma de pensar e sentir, até se tornar um hábito e todos conviverem bem. A Sororidade nos ajuda muito nessa questão! Se você não sabe o que é, acesse o link do artigo que escrevi sobre o assunto clicando aqui!

Mas vamos voltar o assunto… Como disse anteriormente, passei e passo por alguns momentos ruins, alguns constrangedores, que nos expõem e nos colocam em situações de fragilidade e vergonha. Se retrucamos recebemos de brinde a famosa frase carregada de deboche: “você esta de TPM hoje”? Infelizmente, existem muitas outras frases, que você que esta ai do outro lado lendo, já deve ter passado e eu, como mulher, sinto muito por tudo isso, pois sei que dói.

A seguir vou expor alguns cenários de comportamento masculino, que são fáceis de identificar machismo nas relações pessoais/profissionais em situações diferentes.

GASLIGHTING (cenário 1) – Acontece quando numa conversa o homem leva a mulher a achar que enlouqueceu ou que ela está enganada sobre um assunto. Sendo que a mulher está certa! Esse cenário é criado pelo homem para fazer a mulher duvidar do seu raciocínio, sua memórias, percepção e até mesmo sanidade. Algumas frases comuns quando a mulher está sofrendo GASLIGHTING: “você está exagerando”; “pare de surtar”; “não aceita nem uma brincadeira?”; “você está louca”; “você não sabe o que fala” e por ai vai.

MANSPLAINING (cenário 2) – Acontece quando um homem usa seu tempo para explicar algo que é óbvio para a mulher,  como se ela não tivesse a capacidade de entender. Nesse cenário o homem acha que ele sabe muito mais que a mulher e que precisa “ensiná-la”. Na maioria das vezes as explicações são longas e detalhadas, para confundir a mulher e no final ainda pergunta: “você se lembrou de tudo que eu te disse? Porque depois não vou explicar novamente hein”!

MANTERRUPTING (cenário 3) – Acontece quando o homem interrompe várias vezes a mulher, de maneira desnecessária, não permitindo que ela consiga prosseguir com seu raciocínio e concluir sua frase. É comum ocorrer esse cenário nas palestras, reuniões e tomadas de decisão onde temos um ambiente misto, com homens e mulheres participando. Geralmente, o homem começa a falar junto com a mulher, ou corta o assunto para obter a fala.

BROPRIATING (cenário 4) – Acontece quando o homem se apropria da mesma idéia já expressada ou realizada anteriormente por uma mulher, levando os créditos por ela. Esse cenário acontece muito em reuniões! Mas também no nosso mercado de trabalho. O fato das mulheres serem menos ouvidas em momentos de decisão, faz com que as mesmas sejam desacreditadas, ocupando menos cargos de liderança nas empresas, já que suas idéias servem de degrau para os homens. É muito ruim e decepcionante!

Mas o que você pode fazer para combater todos esses cenários? A resposta é se ímpor. Não deixar que ninguem te interrompa quando você estiver falando! Peça paciência e termine a sua fala! Antes de expor qualquer idéia se assegure que ela é sua, que está documentada e alinhada antes mesmo de ser exposta para todos. Isso vai fazer com que as pessoas te respeitem e você leve os créditos! Quando algum homem começar a querer te explicar algo que você já sabe fazer, pare ele e lembre que você já trabalha com isso ha muitos anos e que sempre teve responsabilidade sobre suas ações. Peça para ele esperar o resultado para depois dar palpite! E por último, jamais deixem que as pessoas distorçam a sua fala a favor dela. Eu tenho horror de todos esses cenários, mas incrivelmente esse é o que mais fazem comigo… Adoram colocar palavras na minha boca que eu não disse para me queimar ou me defamar com os demais, pois é essa a intenção de todos os homens. Então, jamais deixe isso acontecer! Corte na mesma hora e diga: “essas são suas palavras e não minhas! você que está falando e não eu”!

Minhas amigas, espero que o post de hoje tenha ajudado todas vocês a pelo menos identificar cenários machistas e saber reagir perante a eles. Diante de qualquer situação, pense e reflita. Não devolva com emoção! Seja inteligente e racional. Não entre no jogo deles, porque o que a grande maioria faz e provoca são situações para te desestabilizar e se eles conseguem, é credibilidade que eles ganham perante aos demais homens e descrebilidade pra você, perante toda empresa.

Contem comigo sempre 🙂

2 comments to “Gaslighting, Mansplaining, Manterrupting, Bropriating … Você conhece?”
  1. Bom dia Annelise. Estava há momentos atrás conversando com um colega de trabalho sobre este mesmo assunto, em sequência ao Dia da Mulher (Parabéns a todas). Brinco bastante com você no Face e essa é minha característica pessoal, tudo que não precisa ser sério, pode receber um pouco de descontração. Não posso dizer que conheço o lado receptivo do dito machismo, mas o que venho notando é que as mulheres de modo geral estão muito armadas e qualquer palavra mal empregada (somos humanos) já desencadeia uma reação mental “hostil”. Tenho um absurdo respeito profissional por você, já ouvi de muitos homens (e mulheres) que você é uma máquina de entregar resultados e, apesar de ainda não ter tido a oportunidade de conversar pessoalmente ou trabalhar contigo, espero MESMO tê-las. Porém, como também já brinquei com você, a primeira impressão que qualquer um tem com a Annelise é a beleza. Sim, você É uma linda mulher e o reconhecimento disso parece que incomoda as mulheres e de alguma forma menospreza seus outros talentos. Não, essa é apenas uma faceta do diamante. De novo, o mundo está sim cheio de idiotas, homens e mulheres, mas acredito que somos ainda maioria em admirar as mulheres que se destacam profissionalmente em seus campos de atuação. Partindo pra uma Review / Retrô agora, mas deixo um beijão sincero e carinhoso, repleto de respeito e admiração por você e por todas as mulheres que mandam bem demais no campo profissional.

    • Meu amigo, sem palavras para agradecer… São 24 anos de carreira e muita luta, muito trabalho, muita correria e principalmente, foco e dedicação. Abri mão de muita coisa e mudei muito o meu mindset para conseguir ter a vida que eu sempre quis ter. O problema é que a maioria das pessoas não querem abrir mão de nada do que possui para conquistar outras novas. Existe o medo de se arriscar e de perder. Mas nessa vida para você ganhar algo, sempre vai perder! Eu já ouvi muita coisa… Annelise esta no palco pq é bonita, Annelise entrou na empresa pq é loira de olhos claros, e por ai vai! Mas a beleza não se sustenta por muito tempo se não vier acompanhada de algo com mais valor! Por isso eu sempre me desenvolvi intelectualmente, sempre gerei e gero muito conhecimento para compartilhar. Tenho entregado muitaaaaaa coisa, tanto para as comunidades, quanto para as empresas que trabalho como consultora ou parceira. É ai que esta a minha realização, é ai que eu deixo a minha marca, o meu nome… com muito trabalho e estudo! O resto são justificativas que as pessoas se dão para cobrir as ações que elas não fazem 😉 Sigo meu coração sempre e esse é o segredo! Seja surdo e mudo! Apenas ouça os seus sonhos e desejos e siga na direção sem olhar para o lado! Agradeço de coração o carinho e admiração! Obrigada de verdade! São depoimentos como o seu que me fazem acreditar que estou no caminho certo! Abs e bom trabalho pra você!

Deixe uma resposta