Hoje venho escrever sobre um assunto bastante polêmico, mas que está na minha mente há tempos para escrever. Meus 28 anos de carreira trabalhando em diversas empresas, me deram uma boa noção do que cada area faz, ou pelo menos deveria fazer. Pra começar, o nome “Recursos Humanos” já não é um termo que gosto muito. “Recursos” ao meu ver são meios que vão te ajudar a desempenhar uma atividade. Se for um processo jurídico, o “recurso” será uma revisão ou uma apresentação a ser feita. Se for na nossa rotina podem ser objetos como cadeira, mesa, telefone. Esses objetos não possuem sentimentos, pensamentos e ações. Portanto PESSOAS pra mim, jamais serão recursos!
Passado o desabafo, vocês devem estar se perguntando, por que escrever sobre essa área, não é? Vou te responder! Porque pra mim humanas é uma das áreas mais importantes, pois ela cuida do capital intelectual de uma empresa; AS PESSOAS. Vamos desenvolver esse raciocínio juntos! Todo trabalho de melhoria, de inovação, de criatividade nasce e evolue nas mentes humanas. Você pode ter super máquinas para desenvolver produtos e serviços. Mas a máquina só vai executar o que você pedir. Precisa de comandos para operar! Outro exemplo que podemos citar são os processos de melhoria e mudanças. Eles são realizados depois de terem sidos aplicados, observados e levantado os problemas. Logo, são as pessoas que analisam, comparam e vêem o que precisa ser alterado e como podemos evoluir.
Pois bem! Se as PESSOAS são o ponto de atenção de uma empresa, por que a área de Recursos Humanos só fazem o trabalho de Departamento Pessoal, o famoso DP? É isso mesmo! Por que? Eu conto nos dedos de 1 mão, empresas por onde passei que se preocupavam com os profissionais. Não estou falando de controle de pagamentos, benefícios, ou atualização de carteira de trabalho, porque isso é função do nosso antigo Departamento Pessoal. Estou falando do real papel de gerir pessoas nos dias de hoje.
… Então, qual é o papel da Gestão de Pessoas numa empresa? Além do papel burocrático com os profissionais perante as leis trabalhistas, o papel deveria focar em dignificar o trabalho da empresa e dos profissionais perante a sociedade, ser um “facilitador” junto as outras áreas no processo de Gestão de Pessoas. Deve criar, propor e administrar instrumentos para remuneração competitiva à todos os funcionários, aumentar a capacidade intelectual gerando eventos, treinamentos e capacitações, criar e operar projetos permitindo oportunidades e desenvolvimento de competências, disponíveis a todos. Tem muito muito trabalho para Gestão de Pessoas fazer dentro de uma empresa. Profissionais qualificados, mal aproveitados, que deveriam ser agentes de mudança, atuando no processo de transformação!
Observe bem… quando a Gestão de Pessoas de uma empresa é boa e atuante, você não vê os profissionais que trabalham na área sentados em sua mesa o dia todo, em frente ao computador, com um pilha de documentos sobre a mesa ne?! Profissionais que possuem abertura, autonomia e gerem pessoas estão sempre circulando pelas áreas, conversando com os líderes, cuidando da cultura, observando e coletando informações sobre o que precisa melhorar e como podem ajudar seus colaboradores.
Resumindo, a Gestão de Pessoas, com seu trabalho, apoia e ajuda muito o processo de Transformação Digital da empresa, promovendo:
- Ações de engajamento;
- Motivação das áreas;
- Melhoria de clima organizacional;
- Cultivar cultura;
- Manter comunicação;
- Identificação e desenvolvimento de novas lideranças;
- Capacitação e reciclagem de colaboradores;
- Planos de carreiras;
- Transição de carreira entre papéis e áreas;
- Comunicação efetiva sobre assuntos importantes;
- Avaliações e promoções;
- Eventos e dinâmicas;
- Captação de profissionais, contratação, onboarding, feedback;
- Participação e incentivo em universidades e comunidades.
Como disse antes, não generalizo os conhecidos RH`s, porque sei que existem poucos bons profissionais e departamentos que fazem esse trabalho muito bem feito. Mas se você faz parte de um desses grupos, que eu chamo de DP, meu amigo…está na hora da sua ficha cair e você mudar, sair da zona de conforto! Acordaaaaaa! Você vai ser “devorado” por uma onda de profissionais que não são psicólogos, mas que além da especialização em outra área, possuem competências humanas que motivam, cuidam, cativam, integram, dão feedbacks e fazem a sua equipe emergir e produzir.
Bora evoluir suas competências e apoiar a empresa na transformação digital!
A empresa e os líderes precisam do trabalho de vocês 🙂