Liderança Colaborativa… Como liderar com alta performance!

Essa semana estava buscando um assunto para escrever e ele surgiu no caixa do supermercado. Vou explicar! Enquanto eu esperava a minha vez, ouvi o homem que estava a minha frente, passando as compras no caixa falando ao telefone com outra pessoa. O assunto? … reclamações sobre o seu chefe e a forma como ele tratava seus subordinados. O homem falava com tanta raiva e convicção que fiquei até com pena do chefe… Pensei: “Imagine quantas pessoas não passam por isso? Quantas pessoas xingam o seu chefe diariamente, mentalmente ou comentando com outra pessoa?”… E a primeira resposta que veio a minha mente foi: “Desperdiçamos capital intelectual e produtividade por colocarmos pessoas em cargos de confiança, justamente por terem confiança e não competência para exercer tal função…”. E é sobre esse assunto que eu quero falar: Chefe x Lider, qual deles você precisa?

Existem dois principais modelo de liderança: Modelo Militar ou Autocrático (que chamamos de Gestão 1.0 e Gestão 2.0) e o Modelo de Alta Performance (que chamamos de Gestão 3.0 ou Liderança Colaborativa).

No Modelo Militar ou Autocrático, onde o chefe espera que o liderado obedeça suas ordens sem questionar. Caso questione, o liderado é visto como ousado e desrespeitoso com o chefe e a empresa, podendo ser penalizado por isso. Infelizmente, em pleno seculo XXI ainda temos “chefes” a frente das áreas, pois são nomeados pela empresa. Mas você pode indentificá-los através do comportamento que eles demonstram. A seguir, reuni algumas carateristicas para ajudá-los:

  • chefeescrotoDiz o que fazer para seus subordinados, sem dar abertura para opinões e melhorias;
  • Lidera por comando em controle;
  • Não cria laços de confiança com seus funcionários, para que eles não possam se aproximar;
  • Avalia anualmente o desempenho do funcionário;
  • Gerencia as atividades de cada um diariamente.

O segundo é o Modelo de Alta Performance, onde o líder gera desenvolvimento e amadurecimento profissional de seus liderados. Compartilha conhecimento e dá autonomia para questionarem e proporem melhorias no processo. Um bom líder colabora com a evolução de sua equipe! Geralmente, líderes são pessoas intituladas pelos membros de sua equipe devido ao reconhecimento pelo seu trabalho, dentro e fora da área. Abraham Lincoln já dizia: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. E quais são as características de um líder?

  • 38c341b856704006adc1728b45fa2211Desenvolve e orienta seus funcionários;
  • Ajuda a estabelecer visão e meta;
  • Gerencia pessoas (humanização);
  • Dar e recebe feedbacks constantemente;
  • Lidera por colaboração.

Acima você viu a diferença entre um “chefe” e um “líder” (se quiser ler mais sobre líder, clique aqui). Mas qual a diferença entre um chefe e um líder de alta performance?

Um líder de Alta Performance, além de tudo que falamos acima, utiliza técnicas e ferramentas de Mentoring ( um profissional com vasta experiência em determinado assunto, auxilia a evolução do aprendizado de outro profissional. Através de conversas e debates o Mentor consegue transferir seu conhecimento para o Mentorado) e Coaching ( conjunto de procedimentos utilizados para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais). A expressão “coach” vem do mundo esportivo, que representa técnico do time, cujo o papel é incentivar, motivar e ajudar o atleta a desenvolver habilidades para que ele aumente sua performance e alcance seu objetivo com time: a vitória! Logo, o papel de um líder é contribuir para que o liderado desenvolva habilidades e competências necessárias para melhorar seu rendimento na equipe e alcançar bons resultados. Representa um estilo de liderança mais humanizada e mais eficiente em criar equipe de alta performance.

A seguir, algumas características de um Líder Colaborativo:

  • Saber ouvir e orientar seu liderados;
  • Apoiar a equipe nos momentos necessários;
  • Dar e receber feedbacks sempre que possível;
  • Elogiar liderados em público e chamar atenção em particular, sem expor a outra pessoa;
  • Dar autonomia para gerar responsabilidade;
  • Focar nos resultados para alcançar metas propostas;
  • Respeitar e confiar no time;
  • Compartilhar conhecimento, experiência e habilidade;
  • Promover networking dentro e fora do time;

banner-como-um-treinamento-de-lider-coach-pode-alavancar-a-carreira-de-um-profissionalPortanto, observe seus gerentes e avalie se você tem chefes ou líderes ao seu redor. Coloque-se no lugar de um funcionário e pense num cenário atrativo para trabalhar. Eu, particularmente, prefiro muito mais ter um líder do que um chefe, pois além de evoluir meu comportamento, evoluo os meus conhecimentos sobre o meu trabalho e aumento minha autonomia a cada trabalho que me responsabilizo em fazer e entregar. Se a sua empresa ainda possui chefes ou têm pessoas que se comportam como chefes, já passou da hora de você, como colaborador, rever seus conceitos e agir. Mude antes que vc fique doente, pois esses ambientes não são saudáveis 😉  Quanto a ser chefe, pense em quantos bons profissionais você já perdeu por não deixá-los participar de discussões sobre produtos e serviços, por não ouvir as opiniões deles sobre ideias e melhorias, por não dar desafios e acompanhá-los no dia a dia, por não fazê-los evoluir e se sentir parte da sua empresa…

Pessoas confiantes e integradas produzem mais e melhor!

Reflita sobre isso 😉

Espero que tenham gostado desse artigo!

Até o próximo amigos!

Deixe uma resposta