Na semana passada eu escrevi um post falando sobre Empatia, o que é, como desenvolver e qual a diferença entre simpatia e antipatia. (Se você não leu o texto, clique aqui!). Hoje vou falar sobre uma ferramenta que utilizamos para desenvolver novos produtos/serviços e definir o perfil do cliente/usuário. Esse perfil pode ser usado para melhorar campanhas e evoluir produtos. Essa ferramenta chama-se Mapa de Empatia.
O Mapa de Empatia pode ser feito num flip-chart, numa cartolina, ou num quadro branco. É simples e objetivo, assim como um canvas. Ele está dividido em 6 partes: 4 perguntas relacionadas aos sentidos (pense e sente, vê, fala e faz, escuta) e 2 perguntas relacionadas as dores e aos seus objetivos. Entender o que o cliente pensa, sente, vê, fala, faz e escuta é essencial para o sucesso do seu produto. Assim como saber quais são suas dores e os seus objetivos, também ajudarão a você ter um produto mais satisfatório. Todas essas respostas devem ser escritas em posts-its, ou no próprio mapa e colocados nos devidos quadrantes. Sugiro fazer um quadrante todo até passar para o próximo. Siga as perguntas existentes em cada quadrante. Elas vão te ajudar na construção do perfil.
Clique no Mapa de Empatia abaixo para ampliar a imagem!
Para usar o Mapa de Empatia será necessário reunir um grupo de pessoas que conhecem bem o cliente para uma discussão sobre o produto/serviço e qual consumidor a empresa deseja ter.
Durante a reunião, os participantes vão conversar sobre o consumo do produto/serviço, que começa antes mesmo da compra e acaba depois do uso. Após a reunião é importante validar com clientes ou potenciais clientes o que foi discutido e alinhado, assim você terá mais segurança quando for disponibilizar o produto/serviço.
Essa foi a minha a dinâmica de hoje! Espero que traga novos insights para desenvolver seu trabalho. E a minha dica é a de sempre: experimente! Quanto mais experimentar, mais idéias terar e melhor o seu processo ficará!
Até mais pessoal!