O tema de hoje aborda um assunto que sempre ouço as pessoas buscando: como promover sua marca pessoal? Recebo muitos emails, mensagens e até mesmo ligações de profissionais que querem ter mais presença no mercado e não sabem como, ou não sabem por onde começar. É normal, porque cada pessoa tem a sua identidade. A questão da marca está muito mais voltada para o “individuo” e suas competências, do que uma simples jogada de marketing. A seguir vou desenrolar o assunto e você vai entender 😉
Marca Pessoal é sinônimo de reputação, credibilidade, confiança. A marca está relacionada ao modo como as pessoas vêem você como o dono de um negócio, um empreendedor, ou um representante de uma ideia/especialização em um determinado seguimento, organização, comunidade. Quando o seu nome é falado para uma pessoa ou um grupo, rapidamente é assimilado ao trabalho que desempenha, como se comunica, se comporta e se expõem. Logo, a marca pessoal está relacionada aos seus valores (leia mais sobre valores aqui!), seus talentos e atributos, que podem ser bons ou ruins. Eh não confunda jamais “Marca Pessoal” com “Marketing Pessoal”, pois há diferença entre elas. Marca Pessoal é o que você é, te diferencia entre as demais pessoas e profissionais da sua área. Tem como objetivo mostrar ao mundo porque só você é dessa forma, ou faz as coisas dessa maneira. Já o Marketing Pessoal é como você externa suas qualidades, quais estratégias e abordagens utiliza, como monetiza seus conhecimentos, experiências e vivências. Eh ai entram as redes sociais que podem auxiliar na divulgação. NÃO CONFUNDA!!!
… Como desenvolvo minha marca pessoal?
Primeiro passo é levantar as suas competências (pontos fortes), quais os valores que as pessoas vêem que você possui e que são importantes para o seu trabalho, qual o seu diferencial entre os demais profissionais. Depois descubra o que você representa e o que quer que as pessoas reconheçam em você. Um ponto importantissimo para ser lembrado é que quando fazemos esses exercícios surgem os pontos que você precisa melhorar para chegar onde deseja. Não deixe esses pontos só na sua mente. Coloque num caderno e descreva ações necessárias para melhorar. Assim, você vai construir sua marca pessoal com muito mais firmeza e clareza. Reflita, escreva, desenhe, pense com calma em todas essas respostas e quais os caminhos elas te direcionam, pois serão a base determinante para a construção da sua marca.
Um outro exercício legal e fácil para fazer é pedir para algumas pessoas que confia, responder essas perguntas sobre você! Elas serão sinceras e trarão uma riqueza de informações e observações que jamais imaginaria que elas pudessem ter a seu respeito. Além disso, quando nos avaliamos somos muito autocríticos ne?! Importante anotar esses feedbacks para não esquecer! Mas lembre-se, você não pode interferir ou julgar. Apenas ouça!
Crie seu plano de ação e comece com pequenas tarefas, uma coisa de cada vez. As pequenas tarefas você consegue executar todos os dias e aos poucos vai vendo resultado. As grandes podem te dar preguiça no início e ai você corre o risco de desistir logo na primeira. Se tiver dúvidas de como montar um plano de ação, clique aqui!
Para encerrar o artigo, seguem algumas dicas matadoras para sua marca pessoal. Eu uso e tenho certeza que todas elas vão te ajudar muito!
- Viva aquilo que você prega. Seja transparente com você e com os outros, gerando confiança e credibilidade. Não queira mostrar algo para os outros que você não possui, só porque é moda. Descubra o seu potencial e invista nele! Todos nós temos talento para algo. A autenticidade é um dos principais pilares da marca pessoal.
- Expanda sua rede de contatos através de eventos, comunidades, listas e workshops. Deixem que as pessoas te conheçam. É importante pra elas interagirem com você, saber como pensa, sente e age. Converse! Gere empatia!
- Crie sua marca pessoal pensando em maneiras de reinventar e tornar a sua história de vida pessoal e profissional mais atrativa e fazer com que os seus clientes e as pessoas que você deseja impactar sintam algum tipo de conexão para te seguir. Todos nós temos algo em comum. Encontre o seu ponto de interseção!
- Use as redes sociais para divulgar seus conteúdos, experiências que você teve ou tem no seu dia a dia. Compartilhe, colabore com canais, fomente assuntos e conexões com as áreas que você se relaciona.
- Escolha alguém que você admira para seguir. Observe como a pessoa se movimenta na vida pessoal e profissional, como se comporta e se expõem nas redes, nos eventos, nas comunidades… Vai perceber que cada um tem diferentes estilos e valores.
- Tenha cuidado e zelo com a exposição de fotos, figuras, vídeos, parágrafos ou opiniões. Elas podem criar empatia ou antipatia. Tudo vai depender da forma que você falar ou escrever. Tenha atenção!!!
- Não copie quem você admira! Muitas pessoas copiam e acham que ninguem percebeu. Mas a marca pessoal de uma pessoa já reconhecida é muito forte e identificamos claramente o plágio. Coloque o seu tempero, o seu sentimento, a sua ideia, reinvente, melhore, crie… Acredite no seu potencial acima de tudo! É assim que surgem as grandes invenções!
Bom, espero que o tema de hoje possa ter ajudado a clarear um pouco as ideias do que precisa fazer! Agora é agir! Mão na massa 🙂
Até mais pessoal!
Marca Pessoal, na minha opinião, você não promove, você constrói!
É aqui aquilo que vc deixa por onde passa, aquilo que as pessoas recebem, um presente que vc deixa.
Um dia vc para, olha para trás e vê uma
montanha de presentes, essa é sua marca pessoal!
Disse tudo meu amigo! É justamente nessa linha que trabalho e tento transmitir para as pessoas que a transparência ainda é a melhor opção! Obrigada pelo depoimento e por ter compartilhado o artigo! Gratidão!