Vou começar esse artigo com uma frase impactante e bastante conhecida no meio corporativo, escrita por Abraham Lincoln (presidente dos EUA no período de 1861 a 1865):
“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.
Lincoln nos trouxe uma bela reflexão com essa frase, para nos mostrar que ser uma líder é muito mais do que ter um posto, um cargo, como muitos pensam e almejam. Uma verdadeira líder busca conhecer e identificar seus liderados através de comportamentos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Isso se faz necessário para a líder saber como ela pode usar os pontos fortes, para potencializar os trabalhos e alavancar pontos a melhorar dos seus liderados, a favor das atividades e funções desempenhadas no dia a dia.
Uma líder tem uma postura mais humanizada e servidora com seu time. Busca trazer o tempo todo colaboração, integração e segurança para o ambiente de trabalho. Proporciona momentos de abertura onde ela pode ouvir e ser ouvida. Gosta de manter a confiança mútua nas conexões que a rodeiam e principalmente, se mantém atualizada sobre os assuntos e negócios da empresa onde trabalha, quanto às novas tendências e mudanças.
Portanto podemos perceber que ser uma líder num ambiente ágil e digital não é uma tarefa fácil! Requer muito conhecimento na área que atua, muita experiência corporativa para lidar com as mudanças e principalmente, habilidades tanto para apoiar seu time, quanto saber interagir com outros líderes e executivos.
Então, quais as competências das Mulheres Agilistas?
Para nos aprofundarmos no assunto, precisamos primeiro definir o que é competência e o que é ser competente!
Competência é a capacidade de coordenar diferentes conjuntos de conhecimento, habilidades e atitudes que permitem desempenhos satisfatórios em situações reais de trabalho. Esses 3 elementos compõem a Competência e se um deles faltar, ela não será eficaz e completa, pois um elemento depende do outro. Precisam ser desenvolvidos juntos, gradativamente, para termos excelência.
Abaixo, segue uma breve explicação sobre cada um dos 3 elementos que formam a Competência:
- Conhecimento: é o saber, a teoria ( absorvemos através de livros, cursos, artigos);
- Habilidade: é o saber fazer, a prática ( absorvemos através das participações em workshops, estágios, vivências, experimentos);
- Atitude: é o querer fazer, ser proativo ( criarmos oportunidade e espaços para praticar tudo que absorvemos).
É como se fosse um passo a passo, para absorver um conhecimento, que você ainda não possui e futuramente se tornar especialista no assunto; estudando, praticando, errando, corrigindo, aprendendo e compartilhando com os profissionais ao seu redor.
Além das competências técnicas e pessoais (conhecimentos, habilidades e atitudes empregadas na área de negócio que atua), é importante ressaltar que precisamos desenvolver as competências de liderança para trabalhar como uma líder, num ambiente ágil e digital, pois trata-se de liderar times em empresas e ambientes que possuem alta complexidade ( mudanças constantes em produtos, tecnologias e negócios, além da alta rotatividade de profissionais dentro dos times).
A fluidez do trabalho de uma mulher agilista dependerá do quanto ela consegue desenvolver, alavancar e manter suas competências como líder. Por isso, uma líder de alta performance deve:
- Saber ouvir e orientar;
- Apoiar a equipe nos momentos necessários;
- Dar e receber feedbacks sempre que possível;
- Elogiar liderados em público e chamar atenção em particular, sem expor a outra pessoa;
- Dar autonomia para gerar responsabilidade;
- Focar nos resultados para alcançar metas propostas;
- Respeitar e confiar no time;
- Compartilhar conhecimento, experiência e habilidade;
- Promover networking dentro e fora do time.
Como falamos anteriormente, nem todas as competências citadas acima serão desenvolvidas com a mesma velocidade. Algumas serão mais fáceis de serem absorvidas e trabalhadas. Outras já podem demorar mais por ter um grau de dificuldade maior para aquela profissional e poucas podem nem chegar a se tornar um ponto forte, mas avançaram para ter o mínimo necessário que complemente as funções de um líder.
Outro ponto de atenção é que, cada vez que você muda de área, de função ou de profissão, todo esse trabalho de desenvolvimento de competências deve ser reiniciado, por trazer atividades ou negócios que você não conhece, não domina e precisa aprender para trabalhar. É claro, que toda novidade traz desconforto, desconfiança, medo, insegurança… isso é normal quando começamos algo novo! Persista, insista, pergunte tudo que não souber, peça ajuda, estude, converse, troque… quanto mais conhecimento e experiência você for adquirindo, menos insegura você vai ficar.
Foque nas competências e peça feedback das pessoas que trabalham com você sempre que possível, porque as observações baseadas em fatos e dados, nos orientam na direção certa, tanto no desenvolvimento de competências técnicas, quanto pessoais.
Lembre-se sempre… Líderes são espelhos para seus liderados 🙂