Para ser líder você não precisa controlar! Você precisa de CHA!!

Uns já passaram por esse momento, outros ainda passam, muitos já ouviram falar e muitos vivem esse momento, mas não sabem que tem esse nome…rs. Vou esclarecer…

Comando e Controle, mais conhecido como C², foi criado na época militar, mais precisamente na Guerra Fria (inicio em 1945) para direcionar, coordenar pessoas subordinadas. O responsáveis pelas tropas se reuniam para decidir estratégias, rotas e passavam as ordens para seus subordinados, que executavam o plano, sem questionar.

Esse modelo de gestão, infelizmente, foi levado em 1950 para as industrias como um framework. O modelo consistia em ter um chefe (pessoa responsável em planejar e distribuir as tarefas) e uma equipe formada por meros executadores de tarefas. Os executores sempre faziam o mesmo trabalho, dentro da carga horária estipulada pela industria, sem contestar o que era mandado pelo seu chefe. Basicamente, o chefe mandava e o operário executava.

Os estudos avançaram, a sociedade evoluiu e hoje temos “operários” especializados em trabalhos diferentes, com participação em todo o processo de criação de um produto.

Mas há algo que não evoluiu durante todos os anos… O CHEFE!!!

Se formos pesquisar num dicionário o significado da palavra “chefe’ (fonte: www.dicionarioinformal.com.br), vamos encontrar:

– Chefe é aquele cara que ferra com a vida de todo mundo;
– Comandante de uma tribo indígena responsável por toda a comunidade que convive.
– Pessoa com grande poder dentro de uma empresa.

Todas as definições acima nos remete ao comando e controle, ao poder.

Mas por que os chefes possuem esse tipo de comportamento?

O motivo é simples… Se a empresa não desenvolve uma pessoa para ocupar um cargo de liderança é porque ela não se preocupa com as pessoas, apenas com resultados. Na maioria das vezes, a empresa quer apenas uma pessoa que tenha voz de comando para cobrar o trabalho.

Quando não preparamos uma pessoa para ocupar um cargo de liderança, ela segue o instinto padrão, repassa as ordens recebidas para os seus subordinados e cobra resultados. Esse comportamento repetido várias vezes faz com que a pessoa entre numa zona de conforto e ai surge o CHEFE!!

Uma pessoa que se torna chefe seguindo esse caminho, dificilmente se tornará um Líder, pois no modelo mental que ele desenvolveu, seus subordinados servem o chefe e não chefe serve os seus subordinados.

Então, quais são as características de um Líder?

O verdadeiro líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas à ação, sem o uso da força ou do medo. Tem sua base na atitude pessoal, na competência e no carisma, levando os demais a admirar, respeitar, seguir e defender o líder e suas idéias.
Pessoa a qual é visto pelo exemplo e não pelo status, cargo, poder ou autoridade que possui. Ser lider é saber reconhecer os seus pontos fracos dos seus comandados e saber os pontos fortes. Um líder sabe que sozinho não conseguira realizar alguma conquista e ao mesmo tempo dividir as glorias e honras com sua equipe.

(fonte: www.dicionarioinformal.com.br)

Beleza Annelise… mas como desenvolvemos uma pessoa para ser líder?

A resposta é CHA!!! Não o chá que você bebe as vezes com sua avó…rs… seria ótimo se fosse uma dose instantânea que num gole, o Chefe virasse um Super Líder. Nós sabemos que não é tão fácil.

O CHA que eu falo nada mais é que um conjunto de competências como:

– Conhecimento ( ter o saber )
– Habilidade (saber fazer )
– Atitude ( querer fazer)

O processo para se desenvolver um Lider é lento, pois precisa de foco e mudança, da pessoa que vai liderar e da profissional que vai prepará-lo para ocupar essa função.

Um líder precisa ser antes de tudo humano, carismático e querido! Uma pessoa a ser seguida, uma pessoa de confiança. Precisa envolver as pessoas, ouvi-las, agir em prol de um bom ambiente de trabalho. Precisa ter visão, saber reconhecer possíveis problemas que podem ocorrer e como agir. Tem que ser determinado, focado em seu trabalho e no trabalho em equipe. Além de ser criativo, inovador para trazer novas abordagens e soluções.

Todas essas características fazem uma pessoa ser um líder e todas elas podem ser desenvolvidas, basta trabalhar para alcançar tal objetivo.

Então meus amigos leitores e revoltados com o Comando e Controle como eu..rs… enquanto tivermos vida, há esperança. Podemos melhorar o nosso futuro basta dedicarmos tempo e estudo ao objetivo que queremos atingir!

Quero mais líderes e menos chefes no mundo!

Até mais!

4 comments to “Para ser líder você não precisa controlar! Você precisa de CHA!!”
  1. Gripp, acho que eu discordo de boa parte da sua abordagem; no final das contas, a única diferença entre um chefe e um “líder” (como você sugere no texto), é que o líder será uma pessoa simpática e agradável, mas que invariavelmente irá ferir a autonomia dos “liderados”, exatamente como os chefes fazem, de forma truculenta.

    Continuarmos com concentração de poder (no líder), que precisa possuir uma série de habilidades genéricas, como “envolver e motivar” as pessoas por exemplo.

    Em uma equipe multidisciplinar, podem emergir vários líderes, para segmentos diferentes, em momentos diferentes; afinal a liderança é um papel e não um cargo.

  2. Que legal! A sua visão é bem diferente da minha. A minha experiência como liderada e como líder de equipe (um cargo) sempre foi desenvolver pessoas, ouvi-las, ajuda-las, tanto no comportamento, na parte técnica e nos negócios.
    É claro que cada pessoa tem sua opinião de acordo com as suas vivências. E a parte boa é construirmos e trocarmos opiniões.
    Muito bom poder ouvir você!
    Abs

    • Amiga.

      Enquanto o foco for no tabalho e não nas pessoas, veremos aberrações como essas em todos os momentos de nossa atividade profissional.
      Queria eu também nunca ter tido chefes que mais parecem capatazes e o que é pior, ainda vêm uns e outros defender esse tipo de abordagem.
      Concordo com você que a inspiração é muito melhor que a coação. Mas, acho que teremos mais algumas gerações de criaturas assim, porque isso também vem de estrutura familiar e de caráter do indivíduo.

      • Concordo com você que ainda teremos esse tipo de profissional nas empresas, até porque as mais formais se sentem mais seguras tendo chefes. Só não podemos deixar de formar líderes, para poder evelouir e um dia, termos mais líderes 🙂 OBRIGADA!!!

Deixe um comentário