Tecnologia a favor dos Negócios – Desafios e Perspectivas!

Senhoras e Senhores, bem vindo à Era Digital…

Um momento especial, um encontro entre Tecnologia e Negócios que profissionais com muitos anos de carreira, não esperavam ver tamanha convergência em tão pouco tempo. A TV veio para o celular, o telefone fixo veio para o celular, os livros para os kindles e tablets, as lojas vendem roupas, sapatos e bolsas em qualquer dispositivo ou plataforma digital e a sua refeição é paga e entregue na sua casa com um simples toque num aplicativo. Pessoas se conectam por redes e constroem laços de amizade sem sequer terem visto ou tocado um ao outro. Vagas de emprego são consumidas por profissionais conectados, dentro e fora do país. Comunidades e listas de discussões sobre vários assuntos integrados com profissionais do mundo inteiro. É… O profissional de hoje pode escolher onde trabalhar sem sair de casa… e toda essa evolução aconteceu em pouco tempo, uns 20 anos talvez, quando as empresas começaram a investiram alto em inovação e novos produtos, para facilitar a nossa rotina e para esta a frente no futuro.

Até então, eu só via vantagens em ter todas essas novas tecnologias na minha mochila, por exemplo. Mas a partir de 2007 comecei a perceber que toda essa febre impactou os negócios… Toda a cadeia de valor foi impactada, desde o atendimento das necessidades dos clientes até a entrega do produto e o consumo como oportunidade de novos negócios. Ficamos com um “gap” entre ter algo novo e não saber usá-lo. Ou querer desenvolver um produto ou serviço inovador, mas não saber identificar o meu consumidor. Ou querer reduzir o custo de matérias primas utilizadas e não encontrar fornecedor…. foi um cenário de muita pesquisa, procura, parceria e experimentação. Mas graças a esse período desafiador, que todos passaram, é que hoje temos um mercado mais homogêneo com empresas, indústrias e consumidores mais conscientes.

Hoje, a Tecnologia é a “cereja do bolo” nos Novos Negócios. As empresas se especializaram em ouvir mais as necessidades dos clientes, para oferecerem mais produtos e serviços criando oportunidades de captação, fidelização e evolução. Oferecem automatizações, produtos e serviços digitais suportados por processos enxutos e ferramentas simples e intuitivas, sem perder sua identidade. Todos saem ganhando, quando se trabalha em parceria. Não que seja fácil adotar esse modelo de trabalho… O desafio existe, é veloz, complexo e não é pequeno! Principalmente quando unimos tecnologia ao negócio; temos pessoas, culturas, ferramentas, processos e estratégias impactadas. O sucesso acontece quando conseguimos unir todos esses fatores e atendemos o que o mercado pede naquele momento. O fracasso pode ocorrer… toda mudança tem risco! Mas caso aconteça não deve ser visto como algo ruim, pois traz novos aprendizados, oportunidades de melhoria para que produtos e/ou serviços evoluam.

Mas Annelise, o que podemos esperar para os anos a frente?…

Tenho várias respostas para essa pergunta em mente! Vou tentar sintetizar! Vamos lá…

Uma delas é que teremos uma tecnologia mais avançada, empresas mais informais e colaborativas, estruturas organizacionais mais enxutas e flexiveis, produtos e serviços mais inovadores, profissionais mais comprometidos e principalmente, preços e consumo cada vez mais acessíveis.

Outro ponto é que teremos transição e criação de novas profissões e cargos. Ou seja, mais desenvolvimento e capacitação, sendo que as Universidades e Institutos Educacionais ainda possuem currículos antigos, com conteúdos que já estão obsoleto para mercado atual. Além disso, vamos precisar desenvolver as competências pessoais como o pensamento sistêmico, a comunicação, as tomadas de decisão, a oratória, diálogo, posicionamento etrabalho em time. Por que isso? Porque as boas ideias surgem da troca de conhecimento e experiência das pessoas. Pessoas precisam interagir!

A evolução dessa década será muito mais focada no indivíduo do que em tecnologias!

Sempre teremos novas formas de absorver, degustar e saciar tecnologias a favor de negócios. Só precisamos criar canais, meios e formas de pensar, sentir, agir e colaborar em grupo!

Como você pode se preparar para todo esse movimento que esta acontecendo? Levantar suas fraquezas e trabalhar sobre elas para gerar resultados a curto, medio e longo prazo. Focar nos conhecimentos que você gosta e conhece para investir e evoluir. Fazer parte do grupo das pessoas que você admira, como pessoa e como profissional, pois elas trarão motivação e ânimo para seu dia a dia.

Pense que não existe evolução e crescimento sem esforço, sem investimento, sem dedicação!

Bora la!

Deixe uma resposta