Análise de Negócios… Você sabe o que é?

requisitosHá muitos anos atrás fui Analista de Negócios. Eu já tinha estudado sobre o assunto na faculdade, quando ainda era universitária. Mas realmente só fui conhecer e exercitar, quando assumi a função. Percebi o quanto é importante esse trabalho, pois nessa fase levantamos as necessidades a serem atendidas num projeto ou numa solicitação de melhoria, independente da metodologia de projetos que irá usar ( Leia sobre a diferença entre metodologias aqui!).

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A Análise de Negócios é conjunto de técnicas e atividades que possibilitam mudança num contexto organizacional, através do levantamento das necessidades e definição das soluções propostas, que agregam valor as partes interessadas. A análise pode ser aplicada para compreender o estado atual de uma organização ou para servir como base para identificação das necessidades de negócio. Logo, a função de um Analista de Negócio é extrair, analisar e sintetizar informações fornecidas por grande número de pessoas que interage com negócios, clientes, colaboradores e profissionais de TI.

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Mas como o Analista de Negócios trabalha? Conforme falamos anteriormente, o analista possui técnicas para levantar as necessidades de negócio. As técnicas mais utilizadas são: entrevistas (formular perguntas que levem ao objetivo), brainstorming ( Leia aqui!), prototipação (desenho dos serviços, telas e fluxos), critérios de aceite (requisitos que devem ser entregues), regras de negócio (parametrizações aplicadas nas funcionalidades), observação (Leia aqui! ) e cenários de testes . Essas técnicas são aplicadas nos primeiros e demais contatos com o solicitante, até conseguir encerrar o que deverá ser entregue. O analista só documentará as informações que coletou, depois de ter finalizado os cenários e ter pegado o aceite do solicitante. Vale lembrar que “documentar” pode ser uma ação diferente para cada processo de trabalho. Pode ser um desenho, um documento word, cartões, qualquer forma que deixe salvo a real necessidade de ter criado ou melhorado um produto/serviço.

Um fator importante que eu gostaria de ressaltar é que um bom Analista de Negócios tem um perfil relacional. Tem que ter um bom network, gostar de interagir com outras pessoas, ouvi-las, entendê-las e principalmente ajudá-las. Assim poderá atender as pessoas da melhor forma possível. Uma boa dica é usar técnicas de Rapport ( Leia aqui! ) para ativar a confiança entre você e a pessoa que esta requisitando o serviço.

Outra dica pra você é ler o Babok. O Babok é a “biblía” do Analista de Negócios. Você encontra tudo o que precisa para se tornar um bom profissional nessa área.

E ainda tem um excelente webnário que você pode assistir e aprender mais sobre Análise de Negócios! Confira aqui o webnario sobre Análise de Negócios que realizamos com a Globalcode!

Espero ter ajudado!

Ate mais!

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