Pessoas… escrever sobre pessoas e suas competências é algo que me fascina ha anos, desde que comecei a estudar pedagogia no magistério em 1993. O motivo é simples… Pessoas carregam consigo formas diferentes de pensar, sentir e agir, e esses aspectos transformam cada pessoa num ser único que nos instiga a conhecer. Esse pequeno detalhe faz com que mudamos nossa forma de interagir com elas, usando empatia, rapport entre outras técnicas.
Se formos pensar no trabalho em equipe dentro de uma empresa, onde temos pessoas com especializações, valores e vivências diferentes trabalhando junto, para entregar um resultado, o engajamento entre elas se torna extremamente necessário, para suportar não só a metodologia de trabalho, quanto a cultura corporativa. Logo, engajar pessoas é um trabalho de conciliar gerações, idéias, conhecimentos, habilidades, experiências e principalmente opiniões.
… E como eu consigo engajar pessoas?
Primeiramente, para fazer esse movimento, você precisa ter uma pessoa “chave”, de preferência que já seja da equipe, que assuma a função de facilitador, com um bom networking, boa comunicação, integrador e que se relacione bem com os demais integrantes. Essa pessoa neutra terá como objetivo, iniciar o trabalho de engajamento dentro do time.
Além das características pessoais, abaixo seguem alguns pontos de atenção para ter um bom engajamento. São eles:
Mantenha uma comunicação clara e assertiva entre o time!
A comunicação tem que ser feita de forma transparente, na linguagem do time, sem rodeios. Toda comunicação importante deve ser feita pra todos ao mesmo tempo. Isso diminuirá o ruído, pois se fizer de forma individual, pode gerar diferentes entendimentos perdendo a essencia. Importante todos receberem o assunto da mesma forma. Outro ponto é, duvidas devem ser retiradas e resolvidas assim que forem levantadas.
Crie oportunidades desenvolver pessoas!
Todos nós temos pontos a serem melhorados, tanto como pessoas, como profissionais. Ofereça oportunidades de ensino e aprendizado que vão além dos cursos e treinamentos disponibilizados pela empresa. Levante o talento de cada colaborador e procure aproveitar melhor cada um deles, disponibilizando atividades que ele faz com maestria e alegria. Ao mesmo tempo proponha desafios e metas, para que eles possam buscar novos conhecimentos e parcerias.
Construa confiança mútua e demonstre interesse pela sua equipe!
A confiança é construída a base da transparência de pensamentos, sentimentos e ações. A pessoa se torna confiavel quando expõem seu conhecimento, sua benevolência (na hora de ajudar outros) e na sua integridade (em ser etico, sem se corromper). Assim você conseguirá criar um ambiente mais seguro e confiável para todos exporem suas opiniões.
Esclareça as funções e responsabilidades que cada um desempenha!
Deixe claro para o time qual a função e a responsabilidade de cada um dentro do processo de trabalho, o comprometimento que cada profissional precisa ter consigo, com o time e com a empresa na hora de produzir e entregar o que foi solicitado. Dessa forma todos eles saberão a importância do seu trabalho dentro de uma coorporação.
Pratique feedback quando necessário!
Feedback é uma ferramenta poderosa quando usada de forma correta, pois encoraja as pessoas a terem uma visão mais clara e segura de suas performances. O Feedback faz descobrir e manter seus pontos fortes e alavancar seus pontos a desenvolver. Corrige atitudes ruins e estimula comportamentos positivos, buscando melhorias na sua rotina.
Alinhe expectativas e entregas!
Exponha qual o objetivo das atividades propostas, repasse datas, possíveis impedimentos, pessoas que podem ajudar nesse trabalho, áreas que podem ser impactadas, o que deve ser entregue e como deverá ser entregue. É bem mais fácil fazermos esse trabalho antes de começarmos algo, do que depois. Como se estivessemos dando os primeiros passos para começar um trabalho juntos. Importante ter essa conversa! Você não perde tempo! Ao contrário, você ganha produtividade e integração.