Como você refina as necessidades do seu produto, projeto, negócio?

Refinar é separar o que precisa ser detalhado, entendido, para mais tarde ser trabalhado… E quando falamos de Engenharia de Desenvolvimento de Software o trabalho fica mais complexo, por ser um processo, praticamente, artesanal. Digo artesanal por não conseguimos desenvolver muitas entregas iguais, réplicas, para clientes e negócios diferentes. Sempre haverá customização a ser feita, seja na tecnologia, no design ou mesmo no consumo dos clientes/usuários.

Por mais que tenhamos pressa em planejar, para já sair desenvolvendo dizendo que somos “ágeis” é preciso ter cautela. Esse é o start de todo o processo. Se não “perdermos tempo” na entrada, definindo bem o trabalho, os impactos, as interseções, as entregas, vamos ter com certeza muitos problemas no desenvolvimento e nas entregas. Então, não veja essa etapa inicial como algo banal ou desnecessário. Dê valor e faça o que precisa ser feito, para depois ganhar qualidade e velocidade nas entregas! Seja inteligente 😉

Para iniciarmos o trabalho de levantamento das necessidades e o objetivo a ser entendido temos 5 etapas, por ordem de execução:

  1. DISCOVERY ( clique aqui para saber mais sobre como fazer Discovery!);
  2. RELEASE PLANNING ( clique aqui para saber mais sobre como fazer um Release!);
  3. REFINAMENTO ( clique aqui para saber mais sobre como fazer um Refinamento!);
  4. PRODUCT PLANNING (  clique aqui para saber mais sobre um Planning!);
  5. TASKS ( clique aqui para saber mais sobre Tasks! );

Ao iniciarmos, o nível de incerteza é maior e por isso temos pouca visão do que realmente tem valor de entrega para o nosso cliente/usuário. Conforme vamos executando as dinâmicas, envolvendo as pessoas e as áreas, que possuem conhecimento sobre o produto e seus impactos, vamos acertando o entendimento e aumentando a certeza, trazendo mais confiança e segurança para o time de desenvolvimento.

Agora, um ponto extremamente importante que eu gostaria de colocar:

“AS PESSOAS QUE INICIAM ESSE TRABALHO NO DISCOVERY PRECISAM PERMANECER NO TIME ENQUANTO O PRODUTO, PROJETO OU NEGÓCIO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO, PARA HAVER COMPROMETIMENTO E COMPREENSÃO DO QUE PRECISA SER CONSTRUÍDO! SE TROCARMOS AS PESSOAS AO LONGO DESSE PROCESSO, PERDEMOS O QUE FOI ENTENDIDO E ACORDADO. NESSE CASO PERDEMOS ATÉ O OBJETIVO A SER ALCANÇADO! MEU CONSELHO É MANTER OS PROFISSIONAIS AO LONGO DO PERÍODO”!

As empresas precisam entender que quando falamos de Inovação, Novos Produtos, Novas Versões, Novos Negócios precisamos de tempo e de profissionais para fazer esse trabalho com qualidade e não comprometer as entregas.

Portanto, valorize e confie no capital intelectual dos seus funcionários, use os feedbacks dos seus clientes, faça benchmarking… tudo isso vai te orientar na solução de um negócio ou na criação de novas oportunidades para sua empresa e seus usuários.

Desejo ter ajudado!

Até logo pessoal 🙂

Deixe um comentário