Transformação Digital… Muitos falam, mas poucos praticam!

Ah! A Transformação Digital… Depois da Transformação Ágil, uma das palavras mais faladas em propagandas, palestras e principalmente nas apresentações de currículos na internet. Acredito que a intenção por traz de todo esse desgaste no uso da palavra é demonstrar que o profissional ou a empresa são inovadores, estão a frente do seu tempo, são disruptivos e possuem mindset evolutivo… Mas será que na real é isso mesmo?!

Pois bem! A pandemia veio para nos mostrar que muito de tudo isso que víamos e ouviamos circulando na TV, nas revistas e jornais não era verdadeiro, certo?! As evidências de que muitas empresas não passaram por essa transição são claras e bem reais. Seguem alguns fatos:

  • falta de acesso remoto a rede;
  • falta de acesso a sistemas da empresa;
  • falta de equipamentos de comunicação para troca de informações e documentos de forma segura;
  • falta de profissionais qualificados;
  • gestão controladora e engessada…

Por ai vai… As primeiras semanas de home office, a produtividade caiu muito e os funcionários ficaram bem perdidos, sem saber como seria o trabalho remoto com sua equipe distribuída.

Se você não parou para refletir sobre todos esses acontecimentos, eu parei e observei o quanto de investimento, planejamento e transparência faltou! Fica como lição aprendida para a próxima década, quem sabe?!

Mas … O que é Transformação Digital então?

Transformação Digital é o processo que incorpora o uso de tecnologia para melhorar desempenho, ter resultados e aumentar o alcance das empresas através da automatização, robotização e digitalização. Nesse processo trabalhamos com ferramentas em nuvem, tecnologias de análise de dados, inteligência artificial, internet das coisas e muitos softwares. Por ser tão inovador, as empresas encontram muitas dificuldades em fazer a transição devido a mudança estrutural, pois é preciso colocar a tecnologia no centro de tudo. É necessário mexer com as estruturas organizacionais e econômicas, cultura organizacional ( leia mais clicando aqui ) e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados, clique aqui para saber mais).

Se ainda pensarmos nas dificuldades da transição de uma empresa, que nasceu antes do surgimento da internet para digital, vamos encontrar mais alguns fatores como:

  • gastar muito tempo para fazer algo melhor ou novo;
  • não ter profissionais atualizados e qualificados em novas tecnologias;
  • possuir chefes que não dão abertura e micro gerenciam equipes;
  • produtividade é focada na quantidade de horas do trabalho e não na entrega;
  • processos burocráticos e engessados;
  • não tem a cultura de compartilhar, integrar, ensinar e aprender juntos… entre outros que vocês já devem ter pensado.

Já viu que trabalho é o que não falta para fazer uma Transformação Digital numa empresa ne?! Se ainda pensarmos mais um pouco temos que levar em consideração o tamanho da empresa. Quanto mais robusta, mais vamos demorar para fazer esse processo de transição.

Mas… em que a Transformação Ágil pode ajudar no processo de Transformação Digital? A Agilidade ajuda a rever os processos e as conexões entre as áreas de conhecimento da empresa, traz um mindset de crescimento para seus colaboradores, faz com que o trabalho seja feito em time, foca na qualidade da entrega, colhe feedback dos clientes, usuários, fornecedores, colaboradores e faz com que a cultura organizacional seja mais focada na colaboração, no compartilhamento e no comprometimento. Portanto, podemos dizer que quando a empresa faz verdadeiramente a Transformação Ágil, o processo de incorporar a tecnologia em seus fluxos, áreas, produtos e serviços ficam mais leve e menos dolorido, pois as pessoas já possuem esse mindset de questionar, aplicar, errar e melhorar.

Resumindo, podemos dizer que a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NÃO É:

  • só para empresas de tecnologia;
  • não se resume só a experiência do usuário;
  • não é a aplicação em pequenas iniciativas ( alguns produtos e serviços);
  • não tem que nascer só na TI (tem que ser top down);
  • não tem que ter uma diretoria ou um departamento de Transformação Digital;
  • não se aplica a todos os negócios.

Bom, agora você já sabe o que é Transformação Digital e sabe identificar uma empresa que de fato passou por esse processo de melhoria!

Se quiser saber mais sobre o assunto, ouça o podcast, clicando aqui!

Espero que tenha gostado 🙂

Até breve!

Deixe uma resposta