Lifelong Learning… Você sabe o que é? Onde aplica?

Lifelong Learning é um termo bastante utilizado no meio corporativo. Quer dizer “aprendizagem ao longo da vida” ( âmbito profissional, pessoal ou acadêmico). Quando falamos do Lifelong Learning lembramos logo da Educação Continuada, muito usada na pedagogia, onde se acredita que nunca é tarde para aprender algo novo. Enquanto você tiver vida estará aprendendo algo novo. Existem várias dessas situações em nossa rotina, abaixo vou detalhar uma delas para vocês entenderem melhor…

2020, vivemos na Era do Conhecimento, onde os dados chegam até nós de várias formas. Recebemos informações pelo celular, pela smart tv, pelo relógio, notebook, seja para trabalhar os dados ou apenas nos informar. Pode parecer, pra você, algo banal e simples, mas os dados são disponibilizados em diferentes plataformas, aplicações e dispositivos. Por mais esperto que seja, sempre leva um período para aprender a usar. Os mais curiosos conseguem aprender com mais facilidade, porque se arriscam a mexer até entender como tudo funciona. Quando ele entende, na maioria das vezes, compartilha com as pessoas que não tem tanta curiosidade, ou que tem medo de mexer e estragar. Com isso, somos obrigados a desenvolver novas habilidades e atitudes tanto para aprender, como para ensinar. Temos que nos adaptar constantemente a tecnologias, produtos e serviços existentes no mercado. Então podemos dizer que nesse processo de ensino-aprendizagem você vai desaprender, aprender, reaprender várias vezes durante a sua vida.

Se formos pensar em carreira e profissão, as Competências Técnicas, conhecidas como Hard Skills ( conhecimentos especifícos em liguagens, infraestrutura, plataformas, aplicações, expertise técnico), são muito importantes para conceber novos produtos e projetos, ou mesmo melhorar os já existentes. Mas nos próximos anos, as Competências Pessoais, conhecidas como Soft Skills ( crítico construtivo, resolução de problemas, trabalho em equipe, adaptabilidade, criatividade, comunicação) terão muito mais valor na carreira de um profissional, pois somadas as competências técnicas, trazem integração, conhecimento e abertura entre os colaboradores. Cria uma cultura de ter ambiente seguro, confiante e evolutivo entre os profissionais. O processo de ensino-aprendizagem acontece com muita naturalidade por se tratar de pessoas competentes que estão abertas para para ouvir, inserir e emergir novas ideias e debates. Os times se fortalecem, a empresa entrega bons produtos/serviços e os clientes se fidelizam por serem atendidos. Essas são as verdadeiras empresas que passaram por uma Transformação Digital e Agile!

Logo, competitividade esta ligada a aprendizagem 😉

Além de todos esses exemplos que escrevi acima, o Lifelong Learning possui 4 principais benefícios na minha opinião. São eles:

Portanto, analise o ambiente em que trabalha e esta inserido. Veja se a cultura da empresa permite você aprender, adaptar, ensinar. Se outros profissionais conseguem abertura e espaço para compartilhar seus experimentos… Ambientes colaborativos fazem repensar a todo instante seus pensamentos, sentimentos, ações e reações. Sem contar que estimulam muito adquirir novos conhecimentos e assumir novos desafios.

Se você ainda não esta inserido num ambiente desses, que fará crescer tanto como individuo como profissional, esta na hora de buscar outras oportunidades para si!

Lembre-se sempre … o cargo é da empresa! Mas a carreira é sua! Cuide dela com carinho 🙂

Até mais pessoal!

Deixe uma resposta